Devido ao isolamento social, muitos motoristas de aplicativos enfrentaram quedas significativas em suas rendas, ou até mesmo a perda completa, ao serem forçados a parar de trabalhar. Com os prazos estabelecidos pelos Departamentos de Trânsito (Detran) de cada estado para o pagamento de impostos como o IPVA e o licenciamento anual (CLRV), muitos motoristas buscam opções de parcelamento de seus débitos de trânsito para continuarem circulando sem o risco de apreensão do veículo. Pensando nesses profissionais que dependem de seus veículos para trabalhar, a Consulta Placa, uma startup especializada no parcelamento de débitos veiculares junto aos órgãos de trânsito, lançou uma campanha oferecendo 20% de desconto nas taxas de serviço da empresa para condutores que parcelarem seus débitos de trânsito em 12 vezes no cartão de crédito.
Para aproveitar o desconto, o motorista de aplicativo deve acessar o site da Consulta Placa até o dia 12 de abril, informar a placa do veículo e consultar seus débitos. Após verificar os débitos que deseja quitar, o motorista deve escolher o parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito. Seguindo esses passos, o desconto de 20% será aplicado automaticamente.
“A Consulta Placa foi criada para oferecer aos condutores mais opções de pagamento, evitando problemas maiores como a apreensão do veículo. Motoristas de aplicativo precisam de seus carros mais do que qualquer outro profissional, pois é sua ferramenta de trabalho. Por isso, estamos lançando esta campanha de incentivo para a categoria”, destaca Callebe Mendes, CEO da Consulta Placa.
O especialista também menciona que o parcelamento dessas pendências pode ser uma boa alternativa para que pessoas que ainda não quitaram seus débitos regularizem sua situação. “Muitos perderam renda durante a pandemia, e os débitos com os órgãos de trânsito acabaram ficando em segundo plano. Com a retomada da economia, é interessante que o contribuinte busque formas de quitar esses débitos sem prejudicar o orçamento.”
O Código de Trânsito Brasileiro estipula uma multa de R$ 293,47 para motoristas flagrados dirigindo sem o licenciamento, considerada uma infração gravíssima, resultando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo. Para regularizar a situação, é necessário pagar o IPVA, o Seguro Obrigatório (DPVAT), a taxa de licenciamento e multas relacionadas ao licenciamento do veículo. O condutor também corre o risco de ter seu nome incluído na Dívida Ativa, que é uma execução fiscal, podendo levar à perda do carro.
Sobre a Consulta Placa
Fundada em 2017 e iniciando suas operações em 2018 em Brasília, a Consulta Placa é uma startup especializada em facilitar o pagamento de débitos de veículos com os órgãos de trânsito, com o objetivo de simplificar a vida dos clientes e desburocratizar o processo de regularização de veículos no Brasil. Com cinco fundadores e Callebe Mendes como CEO e CFO, a Consulta Placa tem convênios e acesso autorizado em 22 Detrans do Brasil. Através da empresa, os clientes podem pagar débitos de IPVA, multas de trânsito, DPVAT e licenciamento em um único local, sem filas, com rapidez, praticidade e a possibilidade de parcelamento do débito em até 12 vezes no cartão de crédito.
Fonte: Matéria publicada em 09/04/21 no portal Jornale pela equipe de Redação da empresa.