SUV Coupé da Volkswagen Recebe 5 Estrelas em Avaliação de Segurança do Latin NCap
O Latin NCap, programa responsável por avaliar a segurança de veículos novos comercializados no Brasil e em outros países da América Latina, revelou os resultados de seus mais recentes testes. Nesta ocasião, o Volkswagen Nivus obteve o mais alto índice de segurança da entidade, alcançando 5 estrelas em uma escala que varia de 0 a 5.
Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o Volkswagen Nivus passou por rigorosos testes, incluindo colisão frontal, lateral, impacto lateral em poste, proteção cervical (conhecida como whiplash), proteção para pedestres, frenagem autônoma de emergência em áreas urbanas e rodovias, além de assistência de velocidade e controle de estabilidade (ESC).
No relatório de segurança do Latin NCap, o Volkswagen Nivus apresentou os seguintes índices: 92% na proteção de adultos, 92% para proteção infantil, 49% na proteção a pedestres e usuários vulneráveis, e 85% de eficiência em assistentes semiautônomos de segurança.
Todas as versões do Volkswagen Nivus disponíveis no Brasil já incluem, de fábrica, seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e controles de estabilidade e tração, fatores que contribuíram para os ótimos resultados do SUV coupé nos testes — entenda mais sobre a funcionalidade e importância dos airbags. Desde a linha 2022, o Nivus oferece controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência como padrão, características que anteriormente estavam limitadas à versão Highline.
A proteção oferecida pelo Nivus à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro demonstrou ser eficiente no teste de colisão frontal. A proteção do tórax do motorista foi considerada apropriada, e a do passageiro, boa. No impacto lateral, a proteção para a cabeça, abdômen, tórax e pélvis dos ocupantes foi classificada como boa. No teste contra o poste, a proteção para tórax e abdômen foi considerada adequada.
Compreendendo os Testes do Latin NCap
O Latin NCap é uma organização independente que se dedica a avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe. Instituída em 2010, ela se assemelha ao instituto europeu Euro NCap e começou a divulgar resultados de testes de colisão em 2011.
Atualmente, a entidade adota o protocolo 2020-2024, que abrange quatro categorias de avaliação: proteção a ocupantes adultos, proteção a ocupantes infantis, proteção a pedestres e sistemas de assistência ao motorista. A nota final é determinada pelo menor índice registrado entre essas categorias.
Os testes do Latin NCap são conduzidos na Alemanha, na região de Munique, no laboratório da ADAC. Segundo a instituição, não existem laboratórios independentes acreditados na América Latina para esses tipos de testes.
Entre os testes de impacto, a colisão frontal é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição. No impacto lateral, uma barreira deformável atinge o veículo lateralmente a 50 km/h. No impacto lateral contra poste, o veículo é projetado transversalmente a 29 km/h em direção a um poste rígido.
Nos testes de condução, são avaliadas a eficiência da frenagem autônoma de emergência até 50 km/h, alertas para uso de cintos de segurança, controle eletrônico de estabilidade, limitadores de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h.
A avaliação na categoria de proteção a crianças mede a segurança no banco traseiro durante impactos frontais e laterais, além da instalação segura de cadeirinhas infantis. A simulação de impacto contra pedestres analisa as lesões nas pernas, pélvis e cabeça, incluindo crianças e adultos, em testes no veículo.
Gostou deste conteúdo sobre os testes do Latin NCap com o Volkswagen Virtus? Aqui no Blog da Consulta Placa, disponibilizamos diversos artigos sobre manutenção automotiva, impostos, lançamentos, legislação de trânsito e muito mais.
Imagens: Divulgação/Latin NCap
Confira nossas redes sociais para mais conteúdos:
Instagram
Facebook
YouTube