Com uma abordagem semelhante ao seguro convencional, a Proteção Veicular surgiu para simplificar e reduzir os custos de proteger o seu automóvel, alcançando resultados quase equivalentes aos de um seguro total.
Esse novo modelo pode ser definido pela palavra “mutualismo”, ou seja, um grupo de pessoas que se unem para proteger seus veículos coletivamente, oferecendo proteção mútua. São indivíduos de boa fé que se solidarizam entre si, em prol do bem comum.
Assim, quando ocorre algum prejuízo dentro do grupo, todos compartilham a responsabilidade, dividindo os custos entre os membros, seja em caso de acidente, perda total ou roubo, por exemplo.
Por outro lado, quando não há sinistros ou situações que gerem despesas para os membros, o valor das contribuições mensais pode ser reduzido, já que o foco não é o lucro, mas sim ampliar o atendimento aos associados.
Se optar por se associar, é crucial investigar se a associação é confiável. Certifique-se de que ela é composta por pessoas honestas e comprometidas com o principal objetivo do grupo: proteger seu patrimônio de forma segura e a um preço acessível.