É comum que essa dúvida surja, especialmente após as recentes alterações no sistema de pontos na CNH. Para evitar surpresas desagradáveis, é fundamental que os motoristas se informem sobre essas mudanças.
Se você é do Paraná, provavelmente quer saber como verificar seu limite de pontos. Ao longo deste post, apresentaremos as modificações ocorridas e explicaremos como realizar essa verificação de forma simples.
O que acontece quando minha CNH acumula o limite de pontos?
Quando a pontuação máxima é atingida, a CNH é suspensa, e o motorista fica impedido de dirigir por um período específico.
Os pontos acumulados são renovados a cada 12 meses. Por exemplo, se um motorista acumula pontos em 3 de março de 2022, eles só expirarão em 3 de março de 2023. Por isso, é crucial monitorar as infrações para evitar a suspensão.
Com a CNH suspensa, o motorista pode perder o direito de dirigir por 6 a 12 meses, e, em casos de reincidência em um ano, o período de suspensão pode variar entre 8 meses e 2 anos. A duração da suspensão também pode ser ajustada dependendo da gravidade das infrações.
Durante a suspensão, é necessário entregar a CNH e concluir um curso de reciclagem, disponível até mesmo online.
Qual é o limite de pontos da CNH no Paraná?
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o limite de pontos é uniforme em todo o país, sem alterações por parte dos Detrans estaduais.
Anteriormente, o limite era de 20 pontos, mas com o novo CTB, este pode chegar a 40 pontos, dependendo das infrações cometidas.
Veja os limites específicos:
- 20 pontos em 12 meses, se houver duas ou mais infrações gravíssimas;
- 30 pontos em 12 meses, se houver uma infração gravíssima;
- 40 pontos em 12 meses, sem infrações gravíssimas.
Esse sistema reduz o risco de suspensão devido a infrações menores.
CNH Suspensa: curso de reciclagem preventivo?
No Paraná, após ultrapassar o limite de pontos, é necessário um curso de reciclagem. Mas não é preciso esperar pela suspensão para iniciá-lo.
Anteriormente, a reciclagem preventiva era restrita a certas categorias e condições. Agora, com a nova legislação, motoristas com atividade remunerada na CNH podem acessar essa reciclagem preventiva ao acumular entre 30 e 39 pontos em 12 meses, beneficiando taxistas e motoristas de transporte particular.
Benefícios para bons condutores
Além das penalizações, o novo CTB também premia bons condutores. No Registro Nacional Positivo de Condutores, motoristas sem infrações em 12 meses são reconhecidos, traduzindo-se em benefícios.
Quais são os benefícios?
Motoristas registrados positivamente podem receber descontos em tarifas relacionadas ao veículo, fazendo com que ser um bom condutor traga vantagens financeiras.
Como ver os pontos da minha CNH no Paraná?
Manter registro de sua pontuação é vital para evitar a suspensão da CNH ou para receber benefícios por bom comportamento ao volante.
Os motoristas paranaenses podem verificar sua pontuação aqui.
Com a entrada do novo CTB, dúvidas surgiram, mas nosso objetivo no Consulta Placa é ajudar a esclarecer todas as questões, não só no Paraná, mas em todo o país.
Compreendeu o sistema de pontuação? Agora você pode se preparar melhor para manter sua CNH em dia, monitorando os pontos e a gravidade das infrações cometidas.
Siga-nos em nossas redes sociais para ficar sempre atualizado:
- Instagram: consultaplaca_veiculo
- Facebook: consultaplaca.veiculo
- YouTube: Consulta Placa