Olá, motorista! Tudo bem? Todos os proprietários de veículos precisam quitar o IPVA anualmente. Uma dúvida frequente entre os condutores é se o carro elétrico está sujeito ao IPVA. Afinal, esse tipo de veículo é distinto dos outros utilizados no país.
Para responder a essa e outras questões, preparamos o conteúdo a seguir. Aqui, você vai descobrir como o imposto para carros elétricos funciona, quais são as regras por estado e as vantagens desse tipo de veículo.
Como funciona o IPVA para carros elétricos?
Diferentemente dos veículos movidos a gasolina ou álcool, os carros elétricos possuem regras específicas para o IPVA. Em alguns estados, existe isenção total do imposto, em outros, há desconto parcial, e alguns ainda não oferecem essa vantagem.
Qual é a regra de isenção por estado?
Motoristas com carros elétricos não pagam IPVA nos estados do Paraná, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal. Esse benefício serve como incentivo para a aquisição de automóveis deste tipo.
Nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, há um desconto no IPVA de 50%. Além deles, Minas Gerais, São Paulo e Ceará oferecem isenção parcial.
Na Bahia, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Goiás, há projetos de isenção em andamento pelas Assembleias Legislativas. Contudo, ainda não é possível determinar se a vantagem será total ou parcial nestes locais. Os demais estados não oferecem esse benefício.
Como solicitar o desconto para carros elétricos?
Quer saber como obter desconto no IPVA? O processo varia conforme a região. Em São Paulo, por exemplo, o motorista pode ter o valor ressarcido ou receber um abatimento proporcional no IPTU. O limite de restituição no estado é de R$ 3.292.
Para isso, é necessário preencher um formulário eletrônico na central de atendimento da prefeitura. Tenha em mãos os seguintes documentos:
- placa do automóvel e número do RENAVAM;
- número da agência bancária e conta-corrente para o depósito. O titular deve ser o proprietário do veículo;
- documento de identificação, endereço completo, CPF para pessoa física ou CNPJ para jurídica;
- em caso de desconto no IPTU, é preciso fornecer o número do cadastro do imóvel (SQL).
4 vantagens do carro elétrico para motoristas
Agora que você já sabe que esse modelo não paga IPVA em alguns estados, descubra outras vantagens do carro elétrico. Além de ser um veículo isento de IPVA, ele possui características que podem ser cruciais na decisão de compra.
Economia
Uma das vantagens dos carros elétricos é a economia. Comparados aos veículos de combustão, eles têm um custo de manutenção 87% menor. Embora o investimento inicial seja maior, as economias geradas compensam o alto custo ao longo do tempo.
Motor silencioso
Outra característica é o motor silencioso, pois não há queima de combustível. Isso faz do carro elétrico uma ótima alternativa para o uso diário.
Menos poluição
O motor elétrico reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, tornando-o mais sustentável que os veículos a combustão. Além disso, ele pode ser carregado com energia solar gerada na residência do proprietário.
Eficiência energética
Os carros elétricos exigem menos energia para operar, o que reduz custos. Comparados aos veículos a combustão, o gasto com eletricidade é menos da metade.
Desvantagens do carro elétrico
Apesar das vantagens, o carro elétrico ainda é um modelo novo no mercado. Quem optar por ele pode enfrentar algumas dificuldades:
- preço elevado: o valor médio no Brasil é de R$ 200.000,00, gerando impacto significativo no financiamento devido aos juros;
- infraestrutura de recarga limitada: há poucos postos de recarga no país. Contudo, o veículo vem com um carregador emergencial que pode ser usado em qualquer tomada, embora de forma mais lenta.
—
Agora que você já sabe sobre a cobrança ou isenção do IPVA para carros elétricos em diferentes estados, explore o aplicativo da Consulta Placa, que facilita a vida do motorista. Resolva pendências com poucos cliques no conforto do seu lar!
Com o app, você consulta e paga IPVA, multas e licenciamento à vista via PIX, boleto ou cartão de débito e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito. Incrível, não é mesmo? Baixe agora e confira!
Acompanhe-nos nas redes sociais: