Uber ou Cabify: Qual é a Melhor Opção para Motoristas Particulares?

Os aplicativos de transporte individual se tornaram extremamente populares nos últimos anos. No Brasil, as principais empresas que oferecem esse serviço são a Uber e a Cabify. Ambas apresentam suas próprias vantagens e desvantagens, tanto para os passageiros quanto para os motoristas.

A Uber foi a pioneira entre as duas, iniciando suas operações no Brasil no final de 2013 com o serviço Black, que oferecia veículos mais sofisticados. Em seguida, introduziu o Uber X, que permitiu a entrada de carros mais populares com tarifas mais baixas e uma taxa mais alta para os motoristas. Recentemente, para competir com a chegada da Cabify, a Uber lançou o serviço Select, que se posiciona entre o X e o Black.

A Cabify entrou em operação em São Paulo no final de 2015 e, desde então, expandiu sua presença para outras capitais, conquistando seus próprios usuários. Ela disponibiliza carros mais novos a preços comparáveis aos do Uber X.

Muitos motoristas estão indecisos sobre qual aplicativo escolher para obter uma renda extra. Aqueles que já estão na Uber ponderam se vale a pena migrar para a Cabify, enquanto novos entrantes nesse mercado ainda não decidiram com qual das empresas trabalhar.

Se você se encontra em alguma dessas situações, não se preocupe. Este post vai explorar as semelhanças e diferenças entre os dois aplicativos para ajudar a esclarecer esse dilema. Vamos conferir?

Semelhanças entre Uber e Cabify

Sistema de Avaliação

Tanto a Uber quanto a Cabify utilizam um sistema de avaliação por estrelas para classificar motoristas e passageiros. Após cada viagem, tanto você quanto o passageiro devem se avaliar mutuamente.

Motoristas que receberam avaliação inferior a 4,6 estrelas são removidos de ambas as plataformas após um ano de uso.

Esse sistema assegura a qualidade do serviço prestado, uma vez que incentiva motoristas e passageiros a manter uma boa conduta em busca de avaliações positivas.

Cartão de Crédito

Uma das grandes inovações trazidas pela Uber e também adotada pela Cabify é o pagamento automático com cartão de crédito. Isso significa que o passageiro não precisa de carteira para utilizar o serviço, e você não precisará de uma máquina de cartões no carro.

Essa era uma demanda antiga de usuários de táxi, já que poucos aceitavam cartões de crédito. A praticidade desse serviço fez com que muitos passassem a usar exclusivamente os aplicativos para se locomover.

Percentual de Cada Corrida

Quando você se torna motorista da Uber ou da Cabify, recebe 75% de cada corrida. Esse valor é somado automaticamente ao seu saldo no aplicativo.

Embora pareça um bom percentual, é importante lembrar que você é responsável pelos custos de combustível e manutenção do veículo. Para maximizar seu ganho como motorista, será necessário realizar várias viagens por dia.

Caso seu carro esteja apto para o Uber Black, o percentual aumenta para 80% por corrida.

Preço Fixo

Ambas as empresas mantêm uma tarifa mínima de R$7 por viagem. Com isso, tanto no Uber X quanto no Cabify, mesmo uma viagem curta garante um recebimento de R$5,25 para o motorista.

A inovação do preço fixo, implementada pela Cabify e posteriormente pela Uber, permite que o cliente saiba o preço estimado da corrida assim que insere o endereço de destino no aplicativo. Dessa forma, a viagem é realizada com o preço definido antecipadamente.

Em percursos rápidos, essa prática é vantajosa para o motorista. No entanto, se houver congestionamento, pode resultar em prejuízo.

Sistema de Reservas

Outra inovação da Cabify adotada pela Uber foi a opção de agendar viagens. O passageiro pode programar uma chamada para o horário que desejar, aumentando a comodidade.

A solicitação do passageiro é recebida automaticamente pelo motorista no horário agendado.

Diferenças entre Uber e Cabify

Tarifa Dinâmica

A Uber utiliza o sistema de tarifa dinâmica para estimular o trabalho dos motoristas em regiões de alta demanda. Se há muitos passageiros solicitando carros em determinada área, a Uber aumenta a tarifa local para atrair mais motoristas para a região.

Esse sistema não existe na Cabify, que mantém o mesmo valor, independente da demanda.

Carros Aceitos

Na categoria X, a Uber aceita veículos a partir do ano de 2008. Já para se tornar motorista da Cabify, o carro deve ser de 2012 ou mais recente.

Com isso, a Cabify possui veículos mais novos e em melhor estado. Em resposta, a Uber lançou a categoria Select, que aceita modelos a partir de 2012, mas esses devem constar em uma lista específica de veículos.

Pagamento em Dinheiro

Este recurso é exclusivo da Uber e gerou controvérsias. Motoristas devem aceitar pagamentos em dinheiro, o que os obriga a manter troco no carro.

Questões de segurança já foram levantadas, mas a Uber continua com o serviço.

Treinamento de Motoristas

O treinamento dos motoristas é um diferencial da Cabify em relação à Uber. Em ambas, as exigências legais para dirigir são as mesmas: idade mínima de 21 anos, observação de prestação de serviços na carteira e seguro contra acidentes pessoais.

No entanto, para ingressar na Cabify, o motorista deve passar por treinamentos, palestras e exames médicos e psicotécnicos antes de começar a dirigir. Na Uber, basta assistir a um vídeo não obrigatório.

Conclusão

A Uber, por estar há mais tempo no mercado, possui um maior número de carros e usuários registrados. Contudo, a crescente concorrência tem feito alguns motoristas relatarem uma diminuição nas viagens.

Por isso, a Cabify vem emergindo como uma alternativa interessante tanto para motoristas quanto para passageiros, embora ainda seja pouco conhecida e opere em algumas cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Santos.

A vantagem é que o motorista pode usar ambas as plataformas. O ideal é possuir um carro que atenda aos requisitos de Uber e Cabify, possibilitando trabalhar para as duas.

Se você já é motorista e tem outras sugestões ou contribuições, sinta-se à vontade para deixar seu comentário!

Redes Sociais

Siga as novidades e compartilhe suas experiências em:

Artigo Anterior

Manual Abrangente sobre Leilões de Veículos Retidos

Próximo Artigo

Guia Para Obter Sua Permissão Provisória para Dirigir: Passos Essenciais

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *