O Toyota Etios foi um veículo compacto oferecido pela montadora japonesa no Brasil entre 2013 e 2021, disponível nas versões hatch e sedan, com diversas opções de acabamento.
Inicialmente, o Etios foi apresentado na Índia em 2010 como um projeto global de baixo custo, com o objetivo de expandir a presença da Toyota em mercados emergentes.
Durante seu período no Brasil, o Etios era o modelo de entrada da marca, tendo posteriormente sido substituído pelo Yaris, um modelo mais moderno e alinhado com as tendências atuais do setor automotivo.
Este artigo explorará em detalhes as características do compacto japonês e examinará seus principais pontos fortes e fracos.
Está pensando em comprar um carro seminovo? Não se esqueça de verificar o histórico do veículo antes de finalizar a compra!
Design
As linhas do Toyota Etios foram antecipadas por meio de dois conceitos apresentados no início de 2010, muito antes do lançamento oficial do modelo, um para o sedan (que chegou ao mercado primeiro) e outro para o hatch.
Embora fossem conceitos, os detalhes eram praticamente idênticos aos modelos de produção, tanto interna quanto externamente, com exceção das rodas de liga leve maiores, o bodykit esportivo e as partes do interior revestidas em tecido vermelho.
Na parte frontal, os faróis retangulares levemente pentagonais possuem máscaras cromadas ligadas pela grade principal, composta por filetes horizontais com o emblema da Toyota ao centro, podendo ter acabamento cromado ou na cor do veículo, dependendo da versão.
O para-choque segue sempre a cor da carroceria, com uma abertura trapezoidal central para arrefecimento, ladeada por nichos redondos para os faróis de neblina. De perfil, os para-lamas discretamente destacados e alguns poucos vincos nas portas conferem leveza ao conjunto, complementado pelos arcos das janelas em preto fosco.
Na traseira, tanto o hatch quanto o sedan possuem lanternas verticais e um grande aplique cromado no centro da tampa do porta-malas, ornamentado com o emblema da Toyota.
O para-choque traseiro possui uma discreta reentrância central, lembrando um difusor aerodinâmico.
A linha de 2016 trouxe reestilizações como novos faróis com máscara negra, para-choques mais esportivos na frente, nova grade central em acabamento preto, para-choque traseiro com linhas mais acentuadas e, dependendo da versão, novos estribos laterais e aerofólio traseiro para o sedan.
Mecânica
Construído sobre a plataforma EFC, compartilhada com o Yaris, o Toyota Etios no Brasil disponibilizava duas opções de motor flex de quatro cilindros, ambas aspiradas, e três transmissões.
A motorização 1.3 produzia até 88 cv e 13,1 kgfm, disponível com câmbio manual de cinco marchas ou automático convencional de quatro marchas. Esta versão do motor era exclusiva para a carroceria hatch, que, na reestilização de 2016, substituiu a transmissão manual de cinco marchas por uma versão de seis marchas.
Por outro lado, a motorização 1.5, disponível em ambas as carrocerias, oferecia até 107 cv e 14,7 kgfm, com as mesmas opções de transmissão: manual de cinco ou seis marchas e automático de quatro marchas.
Em todas as versões, os freios contam com discos nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras, e a suspensão traseira adota eixo de torção, padrão no segmento.
Interior
A cabine do Toyota Etios foi projetada para facilitar a adaptação em países com direção do lado direito, resultando em soluções diferenciadas, como a ausência do painel de instrumentos convencional à frente do motorista.
O painel, posicionado no centro do console principal, abriga os mostradores em formato de semicírculo com um design único. As saídas redondas de ar-condicionado também são atípicas, verticalmente alinhadas no centro para atender motorista e passageiro.
Além do uso predominante de plástico rígido no interior, há pequenas porções de tecido nas portas. No console central, um rádio AM/FM do tipo 2DIN está localizado abaixo do cluster de instrumentos, adjacente às saídas de ar centrais e acima dos controles do ar-condicionado, com acabamento em plástico cinza claro.
A reestilização de 2016 trouxe um painel de instrumentos totalmente digital herdado do Prius, aplicações em preto brilhante e um interior mais sóbrio.
Tecnologia
Como um modelo de entrada, o Toyota Etios sempre teve uma lista modesta de equipamentos.
As versões mais acessíveis não incluíam itens básicos como ar-condicionado e desembaçador traseiro, mas possuíam airbags frontais duplos, freios ABS, e alertas visuais e sonoros para porta aberta e cinto de segurança desatado.
As versões mais equipadas ofereciam adicionais como:
- Vidros, travas e retrovisores elétricos,
- Faróis de neblina,
- Rodas de liga leve,
- Rádio AM/FM com CD Player,
- Alarme com controle remoto.
Controles de tração e estabilidade só foram incluídos nos últimos anos de produção do modelo.
Principais pontos fortes
Custo
A boa reputação da Toyota em relação aos baixos custos de propriedade se mantém com o Etios. Além da robustez mecânica, o consumo de combustível é razoável e os gastos de manutenção preventiva são acessíveis.
Desempenho
Embora não surpreenda em termos de emoção ao dirigir, o Etios oferece conforto e estabilidade acima da média para sua categoria. Tanto os motores 1.3 quanto 1.5 oferecem desempenho satisfatório sem excessos ou deficiências.
Espaço
Semelhante ao desempenho, o espaço interno do Etios é surpreendentemente generoso para um compacto, e no caso do sedan, o porta-malas de 562 litros supera muitos sedans médios.
Principais pontos fracos
Interior
O acabamento modesto e a escolha de centralizar o painel nunca agradaram ao público brasileiro.
Os primeiros modelos eram especialmente criticados pelo design do cluster de instrumentos, uma queixa atenuada pelo painel digital na reestilização, mas o acabamento geral ainda deixa a desejar.
Tecnologia
Para quem aprecia tecnologia automotiva, o Etios pode decepcionar. As versões básicas abriam mão de vários confortos básicos, e mesmo as versões superiores não eram tão bem equipadas.
Estilo
Embora os modelos de entrada não priorizem o apelo visual, o Etios se destacou negativamente em comparação com seus concorrentes.
Falta ao Etios a identidade visual da Toyota presente em outros produtos, evidenciando seu caráter de projeto econômico, algo que destoa da estratégia tradicional da marca no Brasil.
O Etios possui várias qualidades apreciadas no uso diário, porém, “estética”, segundo a percepção pública, não é uma dessas características.
Concorrentes
- Volkswagen Gol,
- Fiat Palio,
- Chevrolet Onix,
- Hyundai HB20,
- Citroën C3,
- Ford Ka,
- Fiat Argo,
- Volkswagen Polo,
- Ford Fiesta,
- Chevrolet Sonic,
- Peugeot 208.
Para mais informações sobre veículos, siga-nos nas redes sociais: