SuperBike Brasil: Emoção e Velocidade em Interlagos
Neste domingo (7), o Autódromo de Interlagos foi tomado pela emoção e pela alta velocidade com a realização da 2ª etapa do SuperBike Brasil.
Criado em 2010 por Bruno Corano, tricampeão no ápice do motociclismo brasileiro, o SuperBike Brasil é hoje reconhecido como o principal e mais competitivo evento de motovelocidade das Américas.
SuperBike Brasil: Um Gigante das duas rodas
Composto por 10 etapas e 9 categorias distintas, o SuperBike Brasil se destaca como um dos quatro maiores campeonatos de motovelocidade a nível mundial.
A Consulta Placa marcou presença na segunda etapa do evento, testemunhando de perto a performance das mais velozes motocicletas nas Américas. Veja a seguir como foi este evento repleto de adrenalina!
2ª Etapa do SuperBike Brasil aconteceu no último domingo (7). Foto: Idário Café/MundoPress
Uma Competição Marcada por Disputas Acirradas
A segunda etapa do SuperBike Brasil apresentou confrontos intensos em várias categorias, com o som ensurdecedor dos motores e a eletrizante presença dos pilotos dominando o cenário de Interlagos.
Além dos adversários na pista, os competidores enfrentaram temperaturas elevadas, com o calor intenso se mostrando um desafio a mais, impactando o desempenho no asfalto aquecido.
O evento ofereceu experiências únicas para o público, incluindo entrada gratuita para as arquibancadas e acesso ao paddock – mediante aquisição de ingressos – permitindo o contato direto com os boxes, pilotos, e as motocicletas.
Os fãs puderam tirar fotografias com as novidades do mundo da motovelocidade e até participar de sessões de autógrafos com os pilotos.
Eric Granado segue em busca do Pentacampeonato. Foto: Dario Café/MundoPress
Eric Granado: O Destaque
Sob os olhares atentos de todos, a categoria principal, SuperBike Brasil Pro – com motos de 1000cc – começou às 13h. O piloto Eric Granado triunfou novamente, garantindo sua segunda vitória consecutiva na temporada.
Granado, após uma experiência de quatro anos na Europa, está determinado a conquistar o pentacampeonato no SuperBike Brasil.
Além dele, a Honda celebrou mais duas posições no pódio: Guilherme Brito alcançou a 2ª posição e João Carneiro ficou em 5º lugar.
Pódio da 2ª Etapa do SuperBike Brasil. Foto: Idário Café/MundoPress
Uma Conversa com João Carneiro
Após a corrida, João Carneiro conversou com a equipe da Consulta Placa e compartilhou aspectos de sua carreira.
Com mais de 10 anos de experiência como piloto, Carneiro começou no motocross ainda criança. “Iniciei bem jovem, aos 5 anos, com uma mini moto. Logo conquistei o título no motocross e, em 2017, migrei para a motovelocidade a convite da Honda”.
Seu percurso no motociclismo é notável: em 2017, Carneiro conquistou o vice-campeonato com a Honda CG 160 Titan, e em 2021 e 2022, sagrou-se bicampeão da Copa Honda CBR 650R.
Sobre a corrida recente, Carneiro refletiu sobre seu desempenho: “Estou satisfeito, porém creio que poderia ter sido um pouco melhor. Um contratempo durante a corrida me afetou, mas consegui manter um bom ritmo.”
Seus planos para o futuro incluem intensificar os treinamentos e estar mais preparado para as próximas competições. Carneiro também mencionou que o calor intenso foi uma dificuldade adicional na corrida.
João Carneiro começou como piloto ainda aos 5 anos de idade. Foto: JCapretti/MundoPress
Nos Bastidores do SuperBike
Reinaldo Campos, chefe da equipe Honda, também ofereceu insights sobre os bastidores da competição em entrevista à Consulta Placa.
Ele destacou a importância de ajustes técnicos nas motocicletas para maximizar o desempenho, bem como a influência das condições climáticas e da pista nas estratégias de corrida.
Campos ressalta também a importância do preparo emocional e psicológico dos pilotos para enfrentar os desafios das corridas intensas.
Ajustes são feitos ainda durante os primeiros treinos. Foto: Idário Café/MundoPress
Perspectiva sobre o Futuro do Esporte
Segundo Reinaldo Campos, o futuro do motociclismo no Brasil depende das categorias de base, que promovem a educação e formação dos pilotos desde cedo, a fim de prepará-los para as categorias superiores.
Contudo, ele enfatiza a necessidade de maior apoio financeiro e patrocínios, essenciais para sustentar o crescimento contínuo do esporte.
Resultados Finais da 2ª Etapa do SuperBike Brasil
Copa Pro Honda CBR 650R
- Gui Foguetinho #72
- Chrystian Quick #377
- Higor Vidotto #319
- Lucas Bessa #111
- Cleber Araujo #333
Superbike Light
- Felipe Martinuzzo #37
- Ronaldo Tutti #105
- Serginho #64
- Ricardo Films #22
- David Pianez
Super Sport 400 Escola do SuperBike Brasil
- Emerson Cassetari #83
- Wagner Mainardi #92
- Lucas Araneo #26
- Claudia Barros #36
- Antony Mendes #43
Super Sport 600
- Leo Tamburro #53
- Gustavo Gão #85
- Enzo Maccapani #56
- Alex Oliveira #16
- Niko Ramos #822
Classificação PRO
- Eric Granado #51
- Gui Brito #44
- Diego Perez #35
- Ton Kawakami #87
- João Carneiro #14
Classificação final Honda Jr. Cup
- Enzo Laranjeira #51
- Willian Santos #99
- Bernardo Franzino
- Akio Honda #36
- Guilherme Baron #146
Siga nossas redes sociais para mais novidades: