Você Sabe Como Funciona a Carteira de Motorista Internacional?
Planejando suas férias e pensando em uma viagem de carro internacional? Dirigir em outro país pode ser uma experiência fantástica, mas é fundamental saber quais documentos você precisa para dirigir com segurança.
Com o crescente número de brasileiros viajando para o exterior, as solicitações de Permissões Internacionais para Dirigir (PID) também aumentaram significativamente. Só no Paraná, houve um crescimento de 45,08% nas solicitações desde 2011.
O que é a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?
A PID é um documento internacional que atesta a habilitação do condutor, permitindo que ele dirija em outros países de acordo com a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário e outros acordos internacionais. Muitas vezes, esse documento é chamado de carteira de motorista internacional.
O que diz a Convenção de Viena?
Celebrada em 1968, a Convenção de Viena visa facilitar o trânsito internacional e aumentar a segurança nas estradas através de regras uniformes. Segundo o artigo 41, os países signatários reconhecerão:
- Documentos de habilitação nacionais, desde que redigidos em um idioma reconhecido ou acompanhados de tradução certificada.
- Documentos que atendam às disposições dos anexos 6 ou 7 da Convenção.
Os signatários se comprometeram a reconhecer as habilitações internacionais (PID) e nacionais de outros estados signatários, com tradução certificada.
Quem pode solicitar a PID?
Para obter a PID, você deve ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. A PID é, na prática, uma extensão da sua CNH, possuindo a mesma validade e foto. Sem uma CNH, você não pode solicitar a PID.
Posso usar a PID no Brasil?
Não. A PID não substitui a CNH em território nacional, que é de porte obrigatório, conforme o artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro.
Como solicitar a Permissão Internacional?
Você deve ir ao Detran onde sua CNH foi emitida. Cada estado pode ter requisitos específicos, mas o procedimento geralmente envolve o pagamento de uma taxa e a apresentação da CNH válida.
Documentos Necessários
Apresente sua CNH e um comprovante de residência. Verifique as exigências específicas do Detran do seu estado.
Onde a PID é aceita?
A PID é aceita em 135 países, participantes da Convenção de Viena ou que possuem acordos de reciprocidade.
Validade da PID
A validade da PID é a mesma da sua CNH. Tenha atenção para não solicitar a PID próxima ao vencimento da sua habilitação.
Conduzir em Outros Países
Algumas nações aceitam a CNH brasileira temporariamente. A PID é necessária para estadas superiores a 180 dias, exceto nos países signatários do Acordo sobre Regulamentação Básica Unificada de Trânsito de 1992, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Conclusão
A PID é um documento essencial para quem pretende dirigir fora do Brasil em um grande número de países. Embora a CNH brasileira seja aceita em algumas situações, a PID traz mais segurança e tranquilidade para suas viagens. Antes de viajar, obtenha a sua PID para evitar problemas.
Se você ainda tem dúvidas, deixe um comentário. Confira também nossas redes sociais para mais informações sobre documentação de trânsito:
Referências:
- http://www.detran.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1483
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/d86714.htm
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
- https://www.diariodasleis.com.br/busca/exibelink.php?numlink=1-57-29-2006-05-05-30
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/Anterior%20a%202000/1993/Dnn1613.htm