Conheça Detalhadamente o Toyota Etios: Trajetória no Brasil
Lançado no Brasil no final de 2012, o Toyota Etios é um modelo compacto que chegou pouco depois de seu lançamento em outros países. Este movimento teve como objetivo expandir a participação da Toyota no mercado brasileiro, competindo com modelos já consolidados como o Volkswagen Gol e o Fiat Uno.
O Etios, projetado para mercados emergentes, teve apenas uma geração, recebendo pequenas atualizações ao longo de seus nove anos de produção.
Design
Desenvolvido para ser acessível, o Toyota Etios reflete simplicidade em seu design. Disponível nas versões hatch e sedan, apresenta um desenho quadrado com linhas arredondadas, dando uma aparência robusta. Este estilo simples gerou certa estranheza, resultando em um interesse moderado entre o público.
Os faróis do Etios são do tipo monoparábola, e as lanternas verticais, tanto no hatch quanto no sedan, são visualmente simples, usando um design básico para luzes de freio e de posição. Pequenos detalhes cromados tentam trazer um toque de sofisticação, mas não são suficientes para alterar sua percepção geral.
Vai Comprar um Toyota Etios Usado?
Para garantir uma compra segura, utilize a consulta completa da Consulta Placa. Com o número da placa, você pode descobrir informações essenciais como:
- Passagem por leilão;
- Batidas (sinistros);
- Histórico de roubo e furto;
- Ficha técnica;
- Preço das principais peças.
Mecânica
Construído sobre a plataforma EFC, uma derivação mais econômica da NBC, o Etios chegou ao Brasil com duas opções de motores: 1.3 e 1.5, ambos Flex, com quatro cilindros e transmissão manual de cinco marchas. Em 2016, o modelo passou a oferecer um câmbio automático, além de uma nova caixa manual de seis marchas.
A atualização de 2016 também introduziu a tecnologia Dual VVTi, tornando os motores mais econômicos e potentes: o motor 1.3 alcançou 98 cv, e o 1.5, até 107 cv.
Interior
O Etios trouxe uma configuração de interior que era novidade para muitos brasileiros. O painel de instrumentos e os comandos estão centralizados, economizando componentes e custos. Predominantemente monocromático, o interior é simples, com uso extensivo de plástico, mas oferece boa visibilidade e espaço no porta-malas sedan de 562 litros.
Tecnologias
Com uma lista modesta de equipamentos, o Toyota Etios foi lançado em diversas versões. Mesmo as mais completas não ofereciam tecnologias avançadas, destacando itens básicos como airbags duplos, alarme sonoro para cinto de segurança e para-choques na cor do veículo. Apenas em 2014, com a versão Platinum, o modelo ganhou um toque de modernidade com itens como direção elétrica e central multimídia com GPS.
Pontos Fortes e Fracos
Pontos Fortes
Custo-benefício: Confortável, econômico e de fácil manutenção.
Manutenção: Simplicidade se traduz em economia.
Versatilidade: Opção prática para famílias e motoristas de aplicativo devido a seu conforto e economia.
Pontos Fracos
Câmbio Automático: Disponível somente com quatro marchas, limitando a performance.
Itens de Série: Mesmo as versões completas são escassas em itens modernos.
Revenda: A descontinuação afeta o valor de revenda.
Concorrentes e Versionamento
Outros modelos concorrentes no mercado incluem Chevrolet Joy, Nissan Versa V-Drive e Renault Sandero/Logan. O Etios passou por várias versões ao longo dos anos, começando com a linha 2012/2012, evoluindo até sua última edição em 2021, com várias atualizações em design e tecnologia ao longo do caminho.
Redes Sociais da Consulta Placa
Você pode acompanhar mais informações nas nossas redes sociais: