Você sabe o que é o Renach? Nos parágrafos seguintes, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, desde o conceito até como fazer a consulta. Acompanhe!
Afinal, o que é Renach?
Renach é a sigla para Registro Nacional de Condutores Habilitados. Em termos práticos, trata-se de um sistema de cadastro com informações dos condutores de veículos no Brasil, gerido pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Quais dados o Renach inclui?
Este sistema armazena dados de todos os motoristas do país e detalhes de suas habilitações, incluindo:
- Nome
- CPF
- Número da carteira de identidade
- Data de nascimento
- Estado civil
- Endereço
- Categoria da habilitação
- Autuações e multas
- Suspensões e outras penalidades
Além disso, o sistema cruza informações de todos os estados, entidades e órgãos de trânsito do Brasil, sendo constantemente atualizado sempre que ocorre alguma alteração nos dados.
Quem tem acesso ao Renach?
O Renach é um banco de dados sensível dos condutores brasileiros, portanto, seu acesso é restrito. De acordo com a Portaria Nº 15/2016, além do DENATRAN, os órgãos e entidades com acesso incluem:
- Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)
- Conselhos Estaduais de Trânsito (CETRANS)
- Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE)
- Órgãos municipais de trânsito
- Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANS)
- Departamentos de Estradas de Rodagem (DERs)
- Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- Polícias Militares (PMs)
- Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs)
Para que ele serve?
O Renach existe para monitorar cidadãos habilitados a conduzir veículos e seu comportamento no trânsito. Ele registra todas as emissões e renovações de CNH, assim como infrações e penalidades nacionais.
Com isso, as autoridades de trânsito podem realizar verificações, aplicar medidas legais e garantir segurança nas vias públicas de forma centralizada e eficiente, independente do estado do condutor ou da fiscalização.
Ou seja, o Renach serve como uma plataforma única para todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Para os condutores, ele oferece pouca serventia além de acessar serviços específicos nos sites dos DETRANs.
Como consultar o Renach?
Os condutores podem consultar o Renach para verificar informações sobre sua habilitação ou de outros motoristas. Isso pode ser feito através dos sites do DENATRAN ou do DETRAN de cada estado.
Por ser um banco de dados sensível, é necessário informar o número do Renach e um documento do condutor para liberar a consulta. No entanto, o acesso é restrito a algumas informações básicas do registro.
Se o intuito for verificar pendências financeiras, autuações ou multas, é recomendado realizar uma consulta de débitos. Caso queira saber mais sobre o condutor e proprietário de um veículo que considera comprar, busque pelo histórico de proprietários.
Para ter o máximo de informações sobre um veículo, seu proprietário, condições e histórico, a melhor opção é realizar uma consulta de placa.
Uma consulta de placa compila dados de todas as bases públicas em um relatório organizado e fácil de entender. Abrange desde as características mais básicas do veículo até seu histórico de débitos, proprietários, sinistros, leilões e ocorrências de roubo ou furto.
Isso aumenta as chances de garantir uma boa compra, sem surpresas ou despesas futuras, permitindo que você escolha seu próximo veículo de forma consciente, tranquila e segura.
Quer saber mais? Confira todas as vantagens de realizar uma consulta de placa e entenda a diferença entre as consultas do DETRAN e da Consulta Placa.
Acha que vale a pena investir nessa verificação completa e simplificada? Realize sua consulta agora mesmo!