Até o dia 31 de dezembro de 2017, o Brasil adotou o Inovar-Auto, um regime automotivo instituído pelo governo federal no fim de 2012. Este programa, denominado Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, visava promover a competitividade no setor automotivo, desenvolver veículos mais eficientes e seguros, além de fomentar investimentos na cadeia de fornecedores, engenharia, tecnologia industrial, pesquisa, desenvolvimento e capacitação de fornecedores. No entanto, a Organização Mundial do Comércio (OMC) considerou o programa como um subsídio ilegal, pois infringia as normas de livre comércio ao limitar a importação pelas montadoras a 4.800 unidades anuais. Ultrapassado esse limite, era aplicada uma sobretaxa de 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) por unidade importada.
No dia 30 de agosto, a OMC estabeleceu um prazo de 90 dias para que o Brasil suspendesse o Inovar-Auto. Com o término da sobretaxa sobre os carros importados a partir de 31 de dezembro, é esperado que os preços desses veículos no Brasil diminuam. Fabricantes como Kia e JAC já estão planejando a introdução de novos modelos em 2018, e a ABEIFA, associação das importadoras, acredita que o número de carros importados no país pode dobrar no próximo ano.
Certamente, muitas novidades estão por vir!
Quem está ansioso para descobrir quais novos modelos chegarão ao Brasil e quais modelos importados terão seus preços reduzidos em 2018? Deixe seu comentário!
Fonte: Quatro Rodas
Siga-nos nas redes sociais: