Expectativas de Crescimento da Anfavea para 2022 Sofrem Redução
A produção de veículos no Brasil apresentou uma queda de 5% no primeiro semestre de 2022, conforme relatório divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta sexta-feira (8). De janeiro a junho deste ano, o total de unidades produzidas chegou a 1,09 milhão, comparado a 1,15 milhão no mesmo período de 2021, englobando carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.
No recorte mensal, o resultado de junho de 2022 registrou 203,6 mil unidades, uma queda de 1,1% frente a maio, que obteve 205,9 mil unidades. Comparando com junho de 2021, quando houve grande paralisação de fábricas pela falta de componentes eletrônicos, o aumento na produção foi de 21,5%.
Contudo, de acordo com a Anfavea, ainda há dificuldades enfrentadas pelas fábricas devido à escassez mundial de semicondutores e outros insumos. Fatores como o aumento nos preços das commodities e dos fretes, influenciados pela guerra na Ucrânia, a desaceleração do crescimento do PIB global e a inflação elevada no Brasil e em países externos são desafios adicionais.
Reavaliação das Projeções de Produção para 2022
Neste cenário instável de insumos, a associação que representa as montadoras reduziu suas expectativas de crescimento para 2022. Anteriormente, em janeiro, a Anfavea projeta um crescimento de 9,4% na produção de veículos, totalizando 2,46 milhões de unidades. No entanto, a nova estimativa sugere um crescimento de apenas 4,1% em relação a 2021, com previsão de 2,34 milhões de veículos.
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, menciona: “A crise global de semicondutores se estende mais do que antecipamos em janeiro, devido a fatores como a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China provocados pela nova onda de Covid-19, que afetam o fornecimento de insumos e a logística global.”
Do ponto de vista das vendas internas, agora espera-se um aumento de apenas 1% nos licenciamentos, totalizando 2,14 milhões de unidades, comparado à previsão anterior de 8,5% (para 2,3 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). A Fenabrave, que representa as concessionárias, também atualizou suas previsões para os emplacamentos, esperando que o nível de 2021 seja mantido, com 1,97 milhão de unidades. Entre os carros de passeio, o Volkswagen Gol destacou-se como o mais vendido em junho.
Redes Sociais
Siga-nos nas redes sociais para mais atualizações: