A decisão de trocar de veículo envolve diversos aspectos e requer uma análise cuidadosa. No entanto, existem indicadores que podem sinalizar que chegou a hora de substituir seu carro.
Você sabe como identificar esses sinais? Hoje, vamos discutir isso para que você possa decidir com segurança se é o momento certo para buscar um novo veículo.
Continue lendo para descobrir no que prestar atenção ao considerar a troca de carro.
1. Manutenção Constante
Um dos sinais mais evidentes de que o seu carro está próximo do fim da sua vida útil é a frequência crescente de reparos e visitas à oficina. O desgaste é inevitável em um veículo, mas pode ser agravado pela procrastinação em revisões e consertos de rotina, essenciais tanto para carros novos quanto usados.
Ao perceber esse sinal, consulte um profissional de confiança para avaliar as causas dos problemas. Isso ajudará a determinar se é algo de fácil solução ou se é a hora de considerar a troca. Como referência, se seus gastos com manutenção ultrapassarem 10% do valor do veículo na Tabela FIPE, pode ser hora de substituir o carro.
2. Alta Quilometragem
A quilometragem do veículo é um indicador claro do quanto ele já foi utilizado e é um critério que distingue carros seminovos dos usados. Com uso extensivo, o desgaste em componentes é inevitável e a necessidade de manutenção se torna maior. Quando combinado com raras revisões e uso imprudente, esse pode ser o sinal para considerar uma troca.
3. Consumo de Combustível
O consumo de combustível é outro indicador do estado de conservação do veículo. Com o desgaste, esse consumo tende a aumentar, elevando os custos diários. Apesar de ser uma característica intrínseca a alguns modelos, a tendência é de que a situação se agrave, tornando a troca uma opção benéfica para suas finanças.
4. Estado de Conservação das Peças
Além dos sinais quantitativos, o estado físico das peças do veículo também indica quando é hora de considerar uma troca. Componentes feitos de borracha e plástico, com vida útil média de 5 anos, podem comprometer o funcionamento do carro quando desgastados, levando a reparos mais caros.
5. Problemas Sérios
Caso os custos de manutenção ultrapassem seu orçamento ou até mesmo o valor de revenda do carro, pode ser mais vantajoso procurar por outro veículo. Danos críticos, como um motor fundido, podem justificar financeiramente a aquisição de um carro novo.
6. Vencimento da Garantia
A garantia cobre defeitos de fabricação e ajuda a manter as revisões em dia. Porém, após seu vencimento, todas as despesas e responsabilidades passam a ser suas. Por isso, muitos optam por trocar de carro nesse momento, mesmo que o automóvel esteja em boas condições e com baixa quilometragem.
7. Valor de Mercado
O valor de revenda é um fator importante ao considerar a troca do carro. Alterações na linha de produção ou redesigns significativos podem desvalorizar o modelo progressivamente. Fique atento a essas mudanças e se antecipe para aproveitar oportunidades de mercado, podendo até lucrar com a valorização de certos modelos.
Além disso, verifique os carros que mais e menos desvalorizaram em 2020 para se manter informado. E ao procurar um seminovo ou usado, utilize o Consulta Placa para garantir um bom negócio.