Pulse Abarth: O Investimento Compensa?

Pulse Abarth: Prazer ao Dirigir Mesmo em Vias Urbanas

Nos dias de hoje, com o trânsito cada vez mais intenso, encontrar prazer ao dirigir parece algo restrito às pistas de corrida. No entanto, o Pulse Abarth, a versão esportiva do Fiat Pulse, prova que é possível desfrutar da direção mesmo em vias onde a velocidade é limitada a 50 km/h, sem gastar uma fortuna.

Com preço inicial de R$ 149.990, o Pulse Abarth custa cerca de R$ 15 mil a mais que a versão topo de linha do Pulse, chamada Impetus, que já inclui o pacote de Serviços Conectados disponível no Abarth. Essa diferença de preço é justificada pelo motor mais potente: enquanto o Impetus possui um motor turbo 1.0 com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, o Abarth vem com um motor turbo 1.3 que entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, a potência é de 180 cv e o torque é de 25,5 kgfm.

Além do motor mais robusto, o Abarth oferece uma preparação exclusiva que se manifesta ao apertar o botão vermelho “Poison” no volante. Esse recurso ajusta o mapa de injeção e a programação do câmbio automático de seis marchas, tornando o acelerador mais sensível e proporcionando trocas de marcha em rotações mais altas, além de reduções mais esportivas.

A suspensão do Abarth é calibrada para um desempenho esportivo, embora mantenha a mesma construção do modelo padrão: tipo McPherson na frente, independente, e eixo de torção na traseira, ambos com mola helicoidal e amortecedores telescópicos.

Embora surpreendente, os freios traseiros do Abarth são a tambor, um sistema menos dispendioso de manter do que os discos, porém menos eficiente em comparação com o padrão europeu. Na dianteira, os freios são a disco ventilado.

O sistema de freios é gerido eletronicamente e inclui recursos modernos como ABS, controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência, assistente de partida em rampa e vetorização de torque.

A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 10,9 metros, e o carro vem com rodas de 17 polegadas equipadas com pneus 215/50 R17. O estepe é do tipo fino, medindo 125/80 R16.

O Pulse Abarth possui 4,12 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,54 metros de altura e 2,53 metros de entre-eixos, pesando 1281 kg. O porta-malas comporta 370 litros e o tanque de combustível tem capacidade para 47 litros. De acordo com a Fiat, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 215 km/h.

O consumo informado pela montadora é de 6,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, e 8,8 km/l e 12,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Durante os testes urbanos, a média registrada foi de 8 km/l com gasolina.

Dirigindo o Pulse Abarth

Conduzir o Pulse Abarth é uma experiência prazerosa. O prazer começa ao acionar o botão de partida na coluna de direção, com o motor emitindo um som grave e envolvente, graças ao sistema de escape. À medida que a velocidade aumenta, o som intensifica, proporcionando a sensação de estar em um carro esportivo de verdade.

No trânsito diário, o Abarth é fácil de manusear. O formato SUV oferece excelente visibilidade, e os ajustes de banco e volante permitem encontrar a posição ideal para dirigir. Infelizmente, não possui sistema Start/Stop, mas isso pode ser visto como um ponto positivo para quem não aprecia essa tecnologia.

Com o botão Poison ativado, o Pulse Abarth apresenta uma agilidade notável. Sem precisar pressionar muito o acelerador, o botão reduz a marcha, sobe o giro, e o veículo ganha velocidade rapidamente. Seria ótimo dirigir sempre com o Poison ativado, mas isso comprometeria o consumo de combustível.

No quesito conforto, o Abarth não deixa a desejar. Oferece assistência de permanência em faixa, freio de estacionamento elétrico com função de auto hold, acionamento remoto do motor, assistente de farol alto, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera traseira, alerta de colisão frontal, entre outros recursos.

Faltaram, no entanto, assistente de estacionamento e controle de cruzeiro adaptativo, pois possui apenas piloto automático simples.

A central multimídia é generosa, com sistema de navegação incluso, eliminando a necessidade de espelhar aplicativos de navegação do smartphone, embora também ofereça essa opção de forma sem fio, assim como o sistema de carregamento por indução.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Consulta Placa nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Texto por: Alexandre Akashi

Artigo Anterior

Como Operam os Semáforos? Atualização das Multas em 2024

Próximo Artigo

Escassez de Semicondutores: Compreendendo a Relevância Desse Componente Crucial

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *