Quando falamos sobre diesel, imediatamente pensamos no seu uso em motores de caminhonetes, SUVs e caminhões. Existem diversas opções de veículos que utilizam esse tipo de combustível, mas por que as motos a diesel são tão raras e possuem um mercado quase inexistente?
Neste artigo, vamos explorar essa questão. Vamos aprender um pouco mais sobre a história desses veículos, para entender por que é raro ver motos a diesel sendo fabricadas.
Também listamos alguns modelos que são pouco conhecidos, para que você possa se familiarizar mais com o tema.
Quer comprar uma moto usada?
Antes de fechar negócio, consulte o histórico dela para evitar dores de cabeça!
Conheça a origem das motos!
Os pioneiros na criação da motocicleta foram Sylvester Roper, dos Estados Unidos, e Louis Perreaux, da França. Embora tivessem pesquisas diferentes, ambos chegaram ao mesmo resultado: a moto com motor a vapor, em 1869.
Em 1885, as motocicletas evoluíram, aproximando-se do que conhecemos hoje. O alemão Gottlieb Daimler, com a ajuda de Wilhelm Maybach, inseriu um motor a gasolina de um cilindro em uma bicicleta de madeira, originando a primeira moto com motor de combustão interna.
Curiosamente, Daimler nunca mais trabalhou com motos. Em 1890, ele e Maybach fundaram a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), uma empresa de engenharia e fabricante de carros. A fusão entre a DMG e Benz & Cie deu origem à famosa Mercedes-Benz.
A primeira moto de produção em massa foi a Hildebrandt & Wolfmüller, fabricada entre 1894 e 1897 em Munique, Alemanha, totalizando cerca de duas mil unidades.
Quando as motos ganharam motores a diesel?
As motos a diesel foram desenvolvidas a partir de uma exigência da OTAN na Europa, que pedia que todos os veículos fossem padronizados para usar diesel. Assim, motores monocilíndricos, fabricados pela italiana Lombardini, foram incorporados às motos, gerando um resultado de sucesso que atraiu algumas empresas.
A principal fabricante a investir no projeto de motos a diesel foi a filial indiana da Royal Enfield, a partir dos anos 1980.
Por que as motos a diesel são tão raras?
Existem várias razões para o desenvolvimento limitado desse tipo de moto. A principal delas é que o diesel tem uma baixa relação peso-potência, baixo tempo de resposta ao acelerar e requer motores pesados, contrariando a proposta de leveza das motocicletas.
Aqui estão outros problemas do diesel, que tornam seu uso em motos inviável:
- Os motores a diesel são mais pesados e, por isso, equipam motos maiores, tornando seu preço final mais elevado.
- Eles vibram mais devido à alta taxa de compressão, o que não é ideal para motos, causando desconforto e falta de estabilidade.
- Existe uma maior tendência ao superaquecimento do motor com este tipo de combustível.
- No Brasil, desde a década de 1970, veículos de passeio com motores a diesel são proibidos.
Conheça alguns modelos de motos a diesel!
Confira alguns modelos de motos a diesel, que devido à limitação na produção massiva, são desconhecidos por muitos.
Royal Enfield Taurus (ou Bullet Diesel)
Seu maior destaque era ser capaz de percorrer 90 quilômetros com apenas um litro de diesel. No entanto, a alta vibração do motor era um problema, fazendo o veículo parecer uma britadeira.
Desenvolvida para o mercado indiano, onde o diesel era mais barato que a gasolina, essa moto tinha apenas 6,5 cv de potência e 1,5 kgfm de torque, resultando numa velocidade máxima de 65 km/h e pesando 196 kg.
Track T-800 CDI
Desenvolvida pela Mercedes-Benz, a Track T-800 CDI era equipada com um motor de três cilindros e 800 cc, mesmo motor que equipava o Smart Fortwo. Comercializada pela empresa holandesa EVA Products BV de 2009 a 2012, somente 120 unidades foram vendidas.
Sommer Diesel 462 e 516
Esse modelo, produzido pela Sommer Motorradtechnik, é montado artesanalmente em pequenos lotes e utiliza componentes da Royal Enfield. A Sommer Diesel é fabricada na pequena cidade alemã de Eppstein, que tem pouco mais de 13 mil habitantes. Na versão 516, a moto conta com um motor monocilíndrico de quatro tempos, 12 cv e 516 cc.
Para conhecer mais sobre motocicletas e consulta de placas de veículos, siga nossas redes sociais: