Parcelamento de Dívidas de Veículos: Pague em Até 12 Vezes com Cartão de Crédito

Publicado em: 11 de março de 2019
Fonte: Correio do Lavrado

O analista de sistemas e gerente de projetos do setor agrícola, Moisés Leandro dos Santos, teve uma surpresa agradável ao visitar o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) nesta segunda-feira: ele agora pode parcelar os débitos de sua motocicleta em até 12 vezes no cartão de crédito, ou optar por quitá-los de uma só vez no cartão de débito.

Este novo projeto de parcelamento foi introduzido hoje, e Moisés já está colhendo seus benefícios. “Foi perfeito! Eu fui retirar o relatório de multas e me informaram sobre a possibilidade de parcelamento”, explicou aliviado.

Moisés relatou ter uma dívida considerável, pois adquiriu sua motocicleta de outra pessoa, herdando as multas e o licenciamento pendente. “Agora, com fé, vou conseguir regularizar meu veículo. A moto será o ponto de partida para expandir meu negócio. Planejo fazer entregas com ela e, futuramente, adquirir um carro.”

Essa alternativa de parcelamento está disponível para veículos registrados em Roraima que tenham multas, IPVA (desde que não em Dívida Ativa), taxas de licenciamento, seguro DPVAT, diárias em pátio de retenção e guincho em atraso. Os débitos podem ser antigos ou prestes a vencer; se estiverem registrados no sistema do Detran-RR, já são elegíveis para parcelamento.

De acordo com Igo Brasil, diretor-presidente do Detran, a meta é facilitar a vida dos cidadãos de Roraima. “Para parcelar, basta ir ao quiosque do Consulta Placa e escolher a forma mais conveniente de pagamento. É possível parcelar em até 12 vezes em vários cartões de crédito, desde que o titular esteja presente”, esclareceu ele.

O atendimento pelo Consulta Placa está localizado ao lado do Detran, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 4214, bairro Aeroporto. Eles funcionam das 8h às 16h sem interrupção para almoço, sendo o primeiro espaço físico próprio da empresa no Brasil, enquanto em outros estados operam dentro dos Detrans.

Redução da inadimplência

Com a inadimplência atingindo mais de 56%, o que equivale a cerca de R$ 25 milhões, o projeto de parcelamento de dívidas visa reduzir este índice. “A inadimplência é um desafio para muitos Detrans, e agora que a Senatran nos proporcionou essa chance de parcelamento simplificado, estamos empenhados em reduzi-la em 20%. A Consulta Placa, mais otimista, espera uma diminuição de 40%”, afirmou Igo Brasil.

Para melhorar o atendimento, o Detran está planejando abrir postos na Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos, e nos dois shoppings de Boa Vista. “Vamos primeiro estruturar o serviço na capital e, em seguida, expandir para municípios maiores, visando atender áreas mais distantes.”

Regulamentação

Em julho do ano passado, a Agência Nacional de Trânsito (Senatran) estabeleceu, através da portaria 149/18, os procedimentos para o pagamento parcelado de multas e outros débitos veiculares via cartões de crédito e débito.

Após isso, o Detran-RR criou suas próprias diretrizes na portaria 708/18 e, em setembro, iniciou o credenciamento de empresas para o processo. A primeira empresa credenciada em Roraima foi a Consulta Placa, e o processo de credenciamento continua aberto.

Embora atualmente exista apenas uma empresa credenciada, o processo está em andamento. Valorizamos a concorrência justa entre as empresas, principalmente quanto à taxa de manutenção bancária, afirmou o presidente do Detran.

Leonardo Nogueira, assessor comercial da Consulta Placa, destacou que a taxa de serviço da empresa é competitiva em comparação a outras. “Somos a primeira empresa credenciada pela Senatran e estamos atuando em nove outros estados brasileiros.”

Redes sociais:
Instagram
Facebook
YouTube

Artigo Anterior

Esclareça Todas as Suas Questões Sobre a Habilitação de Motorista

Próximo Artigo

Licenciamento Anual 9 - Atualização de 2021 para Placas Finais

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *