O que motivou a extensão do prazo do IPVA 2023?
A prorrogação do prazo para o pagamento do IPVA 2023 no Mato Grosso ocorreu devido a uma instabilidade no sistema da Secretaria de Fazenda do estado (Sefaz-MT), que começou na terça-feira (30), impedindo os contribuintes de emitir o boleto. Conforme informado pela Sefaz-MT, a instabilidade foi causada pelo alto volume de acessos ao sistema de pagamento do IPVA.
Qual é o novo prazo para quitar o IPVA 2023?
A alteração na data se aplica apenas aos pagamentos da primeira parcela ou aos efetuados de forma integral, que estavam inicialmente previstos para esta quarta-feira (31). Agora, os contribuintes têm até o dia 12 de junho para pagar o imposto sem acréscimos. No caso de parcelamento, apenas o vencimento da primeira parcela foi alterado para 12 de junho, enquanto as demais continuam com vencimento no final de cada mês.
Quais são as vantagens de pagar o IPVA à vista ou parcelado?
Para pagamentos à vista, é oferecido um desconto de 15%. Quem optar pelo parcelamento do valor tem 10% de desconto em duas parcelas ou 5% em três vezes. É possível ainda dividir o IPVA em até oito vezes, respeitando o valor mínimo por parcela de uma UPF-MT (R$ 227,84).
Você também pode realizar o pagamento do seu IPVA 2023 MT através da Consulta Placa! Aqui, você pode parcelar qualquer débito veicular em até 12x.
Não deixe para a última hora!
Agora que você está por dentro de tudo sobre o IPVA 2023 em Mato Grosso, não perca tempo e pague seu imposto dentro do novo prazo. Dessa forma, você evita multas e juros e contribui para o desenvolvimento do seu estado. Lembre-se que o IPVA é um tributo estadual utilizado para financiar obras e serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura.