A escolha entre um carro usado ou seminovo pode ser bastante econômica, mas exige atenção minuciosa aos detalhes e informações sobre o veículo para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Infelizmente, há muitos golpes na revenda de veículos, e um deles é ocultar restrições judiciais que o veículo possa ter, de diversas origens e tipos.
Se deseja saber mais sobre essas restrições, temos um post informativo sobre o RENAJUD que pode esclarecer suas dúvidas.
Riscos de Comprar um Veículo com Restrições Judiciais
1. Impedimento de registro e licenciamento
Se você adquirir um veículo que possui restrições judiciais, pode ser difícil registrar o automóvel em seu nome, o que impede a transferência oficial e a obtenção de novos documentos de licenciamento.
Como talvez você já saiba, esses documentos são fundamentais para que o veículo circule de acordo com as leis de trânsito, além de garantir que ele é devidamente seu e não possui nenhuma pendência legal. Um caso comum é a existência de multas e infrações registradas no RENAVAM que podem levar a essa situação.
2. Impedimento de venda
Algumas restrições permitem que o veículo seja registrado e circule, mas não autorizam sua venda, obrigando o proprietário atual a arcar com todos os custos e possíveis prejuízos que o veículo possa gerar.
3. Impedimento de circulação
Outro problema é a impossibilidade de circular com o veículo, enquanto a restrição estiver vigente. Muitas vezes, essa restrição vem acompanhada de impedimentos de registro, transferência e licenciamento, além de permitir que o veículo seja recolhido por órgãos de trânsito.
4. Impedimento de posse e uso
Um dos problemas mais sérios é a possibilidade de perder o veículo e o dinheiro investido. Isso pode ocorrer de várias maneiras: o veículo pode ser apreendido pela Justiça e autoridades de trânsito devido a dívidas com instituições financeiras, seguradoras ou outros compromissos financeiros. Uma situação comum é a Reserva de Domínio, onde uso é permitido, mas a propriedade só é transferida após a quitação do contrato.
5. Gastos, estresse e complicações
Como já mencionado, adquirir um veículo com restrições pode gerar muitos problemas e complicações. É provável que você enfrente diversos gastos além do valor do veículo, como estresse e tempo perdido com negociações, reuniões, audiências, e processos legais.
Como se prevenir de veículos com restrições judiciais?
A forma mais eficaz de evitar uma má compra é consultar o histórico do veículo para identificar qualquer pendência. Utilize o RENAVAM, o número do chassi ou, de forma mais prática, a placa do veículo para verificar essa informação. Ao marcar uma visita e vistoria, anote a placa e proceda com a consulta.
Na Consulta Placa, você pode fornecer o número da placa e um endereço de e-mail para que possamos cruzar dados em diversos bancos de informações e fornecer um histórico completo. Com isso, você fará negócios seguros e fugirá de veículos com restrições judiciais!