Embora você possa acreditar que tem total controle sobre todas as suas ações diárias, isso não corresponde à realidade. Já parou para pensar na quantidade de decisões que você toma todos os dias? De acordo com a ciência, esse número gira em torno de 35.000.
Fica claro que é praticamente impossível tomar tantas decisões de maneira consciente, certo? Para economizar energia, nosso cérebro decide de forma automática. São ações que normalmente não demandam grandes reflexões e, por isso, são processadas rapidamente.
Está interessado em saber o que são gatilhos mentais para vendas e como eles podem beneficiar você? Confira este artigo.
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são, por definição, estímulos que chegam ao cérebro e induzem uma decisão. Esses gatilhos podem ter componentes instintivos, emocionais e sociais que são inerentes a todos os seres humanos.
Ao utilizar um desses atributos, é possível acessar a parte psicológica e comportamental dos seus clientes, com o objetivo de conduzi-los à compra de um produto ou serviço. Esses estímulos são amplamente empregados em estratégias de marketing e vendas.
Por que é importante usar gatilhos mentais nas vendas?
Compreender os comportamentos que gatilhos mentais podem ativar em nosso cérebro ajuda a aprimorar a experiência do cliente. É uma maneira de encorajá-lo a tomar uma decisão específica, que ele não tomaria sem a motivação proporcionada pelo gatilho.
Com os argumentos corretos, você pode aumentar as chances de uma pessoa decidir comprar de você e melhorar significativamente seu desempenho de vendas.
Quais são os gatilhos mentais mais eficazes?
Reciprocidade
Quem nunca ouviu a expressão “fico te devendo uma”? A verdade é que não gostamos de estar em dívida. Normalmente, sentimo-nos compelidos a retribuir um favor ou gentileza. Se você captar a atenção do cliente com algo que o faça sentir-se grato, ele provavelmente retribuirá.
Compromisso e coerência
Gostamos de ser coerentes entre o que dizemos e fazemos. É por isso que a coerência é um dos gatilhos mentais mais poderosos para vendas. Mas o que isso significa exatamente? Significa que, uma vez que escolhemos algo, tendemos a não mudar, mesmo que a motivação inicial tenha desaparecido.
Prova social
Sendo uma espécie social, temos a necessidade de convivência social. Quando nos identificamos com um grupo, queremos ser aceitos como indivíduos. Esse desejo é uma ferramenta poderosa que ajuda a vender mais qualquer tipo de produto: roupas, celulares, perfumes, restaurantes, ideais de beleza, etc.
Afeição
As pessoas tendem a concordar mais com quem gostam ou com quem se identificam. Procure criar um vínculo por meio de elogios, familiaridade, experiências em comum, empatia e associação de ideais. Quanto mais afinidade você desenvolver, maiores serão as chances de suas propostas serem ouvidas.
Autoridade
O gatilho da autoridade requer que você se posicione como um especialista no assunto em questão, para que as pessoas confiem em você. O cliente precisa acreditar que você possui o conhecimento técnico necessário para ajudá-lo e que está em boas mãos.
Essas estratégias psicológicas são, indiscutivelmente, ferramentas poderosas. No entanto, use os gatilhos mentais para vendas com sabedoria e bom senso. Forçar uma situação a qualquer custo pode prejudicar sua imagem e seus negócios. Demonstre um interesse genuíno pelo cliente e ele será fiel.
Quer aprimorar suas técnicas de vendas e se destacar? Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas!
Redes Sociais
Siga-nos em nossas redes sociais para mais dicas e informações: