O distintivo design do JAC T60

Já faz algum tempo que a JAC Motors deixou de ser conhecida apenas por veículos populares, como há uma década, quando apresentou o JAC J3 no Brasil. Atualmente, a marca oferece uma vasta linha de carros elétricos e alguns modelos de SUVs a gasolina, como o T60.

Em 2021, o SUV médio foi reestilizado, adotando um design futurista com capô elevado e conjunto óptico inspirado na Fiat Toro, com faróis posicionados abaixo das luzes de condução diurna (DLRs) nas extremidades da grade frontal. O para-choque tem uma moldura que realça a grade e os faróis, com detalhes e suporte para a placa.

Os DLRs foram redesenhados em formato de gancho e são conectados por uma faixa cromada, conferindo sofisticação ao veículo. O capô com laterais elevadas complementa a parte frontal, que proporciona um estilo robusto ao carro.

A traseira segue o conceito futurista da frente, com lanternas de LED em formato de gancho e estreitas, formando uma linha fina ao longo da tampa do porta-malas. Durante um tempo, essa linha fina traseira foi considerada sofisticada, mas, atualmente, pode parecer antiquada. Muitas marcas adotaram esse tipo de design em seus SUVs.

Analisamos o modelo 2022, na versão topo de linha, PACK3, com preço de R$ 152.990, incluindo acessórios exclusivos como teto solar, bancos de couro, projetores de luz nas portas e painel digital.

É inegável a evolução dos veículos JAC. O T60, além do design marcante, possui um interior sofisticado, envolvente, funcional e equilibrado, destacando-se a grande tela de 10,25 polegadas da central multimídia no centro do console.

O espaço interno é generoso e confortável para cinco adultos. No banco traseiro, há excelente espaço para as pernas, mesmo com o banco frontal totalmente recuado. O porta-malas também impressiona, com uma capacidade de 650 litros.

Ao volante

O JAC T60 é equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros, 1.5l turbo, com duplo comando de válvulas variável na admissão, acionado por corrente, e taxa de compressão de 9,5:1. Entrega potência máxima de 168 cv a 5500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm a 2000 rpm. O motor está acoplado a uma transmissão CVT com seis marchas virtuais.

A posição de dirigir no T60 lembra carros mais antigos, onde era possível visualizar o capô. Essa visão ocorre quando o banco está totalmente baixado. Ao elevar o banco, a posição de dirigir se assemelha à maioria dos carros, sem visão do capô.

Com essa configuração de motor e câmbio, o T60 oferece uma experiência de direção agradável. É ágil no trânsito diário e confortável em viagens longas, mesmo sendo um SUV médio.

Na estrada, o SUV apresentou um consumo médio de 13 km/l, superando a média anunciada pela montadora de 11,2 km/l. Contudo, na cidade, foi desafiador alcançar a marca de 9,6 km/l divulgada pela JAC, ficando em torno de 8 km/l.

Entre os SUVs do mesmo porte, o T60 se destaca principalmente pelo preço, já que os concorrentes oferecem mais tecnologia, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento automático, recursos ausentes no T60.

O T60 pode não ser a escolha principal do consumidor, mas se a meta é adquirir um SUV médio zero km na faixa de R$ 150.000, é um modelo a ser considerado.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Consulta Placa nas redes sociais como Instagram, YouTube, e Facebook!

Texto por: Alexandre Akashi

Artigo Anterior

BR-369: A Estrada da Eficiência e Produtividade

Próximo Artigo

Chopper: Muito além do estilo, uma verdadeira definição

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *