Medidas do Detran-SP para Aumentar a Segurança e Simplificar a Obtenção da CNH
Em setembro, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) revelou novas iniciativas para aumentar a segurança nas ruas de São Paulo e simplificar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Expansão do Infosiga
O Detran-SP anunciou melhorias no sistema Infosiga SP, responsável por monitorar acidentes de trânsito em São Paulo. A reforma, que inclui um investimento de R$ 9 milhões e a aplicação de inteligência artificial, visa detalhar ainda mais a análise das informações. Com essas mudanças, o sistema deverá melhorar a coleta e a organização dos dados de trânsito, oferecendo informações precisas sobre acidentes, tanto fatais quanto não fatais, auxiliando na formulação de políticas públicas eficazes.
Nova Campanha Publicitária
Uma nova campanha publicitária, com o slogan “A vida está sempre em movimento. No trânsito, escolha a vida”, será lançada, acompanhada de ações educativas durante a semana. O propósito é sensibilizar a população sobre os diversos papéis desempenhados no trânsito, seja como motorista, passageiro ou pedestre, e promover uma reflexão sobre as responsabilidades de cada um nas ruas.
Provas Eletrônicas para a CNH
A partir de 30 de setembro, os candidatos à CNH deverão realizar a prova escrita sobre leis de trânsito e a avaliação de primeiros socorros de maneira eletrônica. Essa mudança visa agilizar e tornar o processo mais eficiente. O diretor-presidente do Detran-SP ressalta a importância de reduzir a burocracia e incentivar a digitalização dos serviços, ressaltando que, atualmente, 80% das renovações de CNH já ocorrem online.
Educação no Trânsito nas Escolas
O Detran-SP também planeja firmar uma parceria para introduzir um programa de educação no trânsito nas escolas municipais de São Paulo, focado nos alunos da pré-escola e do ensino fundamental. O programa “Educação Viária é Vital” tornará obrigatória a disciplina de educação no trânsito nas escolas.
Estatísticas de Segurança Viária em São Paulo
Em agosto de 2023, foram registradas 433 mortes no trânsito no Estado de São Paulo, representando uma redução de 15,8% comparado a agosto de 2022, quando ocorreram 514 incidentes. No período de janeiro a agosto de 2023, foram contabilizadas 3.298 mortes no trânsito, uma redução de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizou 3.573 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito.
Siga-nos nas redes sociais para mais atualizações:
Instagram
Facebook
YouTube