Placa do Veículo: Conheça a Nova Lei para Personalização de Emplacamentos
Neste ano, entrou em vigor uma nova regra que permite aos proprietários de carros zero escolher o emplacamento de acordo com suas necessidades. Esta lei traz uma vantagem significativa, especialmente para aqueles que buscam esquivar-se dos rodízios de veículos. Hoje, exploraremos mais sobre essa novidade que promete facilitar a vida de muitos motoristas.
Assim que você se informa sobre o processo para emplacar seu veículo pela primeira vez, é interessante saber que a nova legislação, em vigor desde este ano, possibilita a escolha da sequência alfanumérica das placas.
Personalização de Placas em São Paulo
A lei que está em vigor no estado de São Paulo tem alguns custos, mas nada exorbitante. É possível personalizar a placa do seu carro novo de maneira específica. Confira mais detalhes a seguir!
O que determina o Detran sobre Placas de Veículos
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN SP) agora permite aos compradores de carros zero km escolherem a configuração das placas. Há uma taxa adicional de R$ 91,19 para aqueles que optam por essa personalização.
Esta taxa é aplicada além do valor regular do emplacamento exigido pelo DETRAN SP para todos os outros tipos de registro, seja feito em domicílio ou diretamente no Detran. Vale lembrar que essa taxa comum varia conforme o tipo de veículo.
Outros Tipos de Veículos
Para carros, caminhões e ônibus, o custo do emplacamento é o mesmo, porém, para motocicletas, que utilizam somente uma placa, o valor é diferenciado.
É importante mencionar que as combinações alfanuméricas permitidas devem seguir os padrões do estado de São Paulo, indo de BGA 0001 a GKI 9999. A disponibilidade é fundamental para assegurar que não haja duplicidade de placas, evitando problemas relacionados à clonagem, que podem trazer complicações jurídicas.
Se restarem dúvidas, fique à vontade para usar os comentários ou consulte um especialista no assunto.
Siga nossas redes sociais para mais atualizações: