Recorrer da cassação da carteira de motorista é um direito assegurado a todos os condutores, conforme a Constituição Federal e a legislação de trânsito. No entanto, muitos motoristas têm preocupações sobre o processo de defesa, as chances de sucesso e a abordagem argumentativa correta para o recurso.
Frequentemente, acredita-se que recorrer é uma perda de tempo. Ainda assim, existem várias razões pelas quais é sensato entrar com um recurso, especialmente quando o risco é perder o direito de dirigir por dois anos. Mas será que é impensável para você recorrer da cassação da carteira de motorista?
Se você acha que um recurso é inútil, saiba que não está sozinho. Muitos consideram difícil obter sucesso ou veem o recurso apenas como um adiamento das penalidades. No entanto, ao se tratar de cassação da CNH, que é uma das penalidades mais severas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esses temores são ainda mais comuns.
Este artigo busca esclarecer que recorrer da cassação da carteira pode resultar, sim, em um resultado positivo. Eu irei mostrar como aumentar suas chances de sucesso ao recorrer contra a cassação do direito de dirigir.
Discutiremos todas as etapas de defesa e abordaremos dúvidas comuns sobre a cassação da CNH, além de listar oito motivos para recorrer. Não perca a chance de evitar o transtorno de ficar proibido de dirigir por dois anos e possivelmente ter que se habilitar novamente.
O Que Significa Ter o Direito de Dirigir Cassado?
A cassação do direito de dirigir, ou simplesmente cassação da CNH, é uma das penalidades previstas pelo CTB, especificamente no art. 256. Excetuando-se infrações que envolvam crimes de trânsito, a cassação da CNH é a mais severa, resultando na perda do direito de dirigir por dois anos. Para retomar a direção após essa penalidade, é necessário refazer o processo de habilitação e cumprir um ano de habilitação provisória. Além disso, sem cumprir as exigências ou se não for aprovado nos exames, o condutor ficará sem poder dirigir.
O Que Pode Causar a Cassação da CNH?
Conforme o art. 263 do CTB, são três as hipóteses que podem levar à cassação do direito de dirigir:
- Conduzir durante o período de suspensão.
- Reincidir em infrações específicas no período de 12 meses.
- Ser condenado judicialmente por delito de trânsito.
Compreendendo essas situações e suas consequências, vamos explorar por que você deveria considerar recorrer.
8 Motivos Para Recorrer da Cassação da Carteira de Motorista
Aqui estão oito razões pelas quais recorrer é uma decisão estratégica:
- Não Ficar Dois Anos Sem Dirigir: Evitar a perda do direito de dirigir e alterações na rotina que o uso diário do veículo proporciona.
- Continuar Dirigindo Durante o Processo: O processo administrativo permite que o condutor continue dirigindo até que os meios de defesa sejam esgotados.
- Reduzir o Tempo Total Fora das Pistas: Problemas no processo de habilitação podem prolongar o tempo afastado da condução.
- Adiamento do Pagamento da Multa: Enquanto o recurso está em análise, o pagamento pode ser postergado ou, melhor, cancelado.
- Evitar Custos de Nova Habilitação: Recorrer pode poupar os significativos custos financeiros de retomar o processo de habilitação.
- Não Refazer a Primeira CNH: Evitar a repetição de um processo acadêmico e técnico longo e exigente.
- Não Prejudicar a Vida Profissional: Especialmente crucial para motoristas profissionais que dependem da carteira de habilitação para sua fonte de renda.
- Evitar Riscos Legais: Dirigir com a CNH cassada pode significar enfrentar penalidades legais mais severas.
Como Recorrer da Cassação da Carteira de Motorista
Se após estas considerações você vê valor em recorrer, saiba que terá três oportunidades — Defesa Prévia, Recurso em 1ª e 2ª instância. Cada uma destas fases oferece chances reais para reverter a decisão.
Conheça as Etapas de Defesa
Na Defesa Prévia, após o recebimento da Notificação de Autuação, aponte possíveis erros no Auto de Infração para sua primeira defesa. Após isso, casos de indeferimento ainda podem ter seus argumentos revisitados em 1ª e 2ª instâncias, desta vez por comissões julgadoras diferentes, aumentando as chances de deferimento.
Considerações Finais
Encorajo que encara o processo de defesa pois, se feito corretamente, ele pode oferecer uma alternativa viável à cassação da sua carteira. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas nos comentários.
Siga-nos nas nossas redes sociais: