Modernização de Sistemas Mecânicos: Eletrificação da Direção e Bomba d’Água

A integração de componentes eletrificados em sistemas hidráulicos ou mecânicos puros oferece diversas vantagens ao consumidor, como a redução no consumo de combustível e diminuição das necessidades de manutenção preventiva.

Há tempos que muitos componentes dos veículos deixaram de ser totalmente mecânicos, incorporando algum tipo de assistência. A direção elétrica é uma das mais comuns atualmente, e as bombas d’água representam uma adição mais recente.

A principal vantagem da eletrificação desses componentes mecânicos é a ausência total de manutenção preventiva necessária. A manutenção, quando exigida, é direta, geralmente envolvendo a substituição de partes elétricas do motor em casos de falhas ou curtos-circuitos.

Estalos na direção

A assistência elétrica na direção contribui não apenas para a economia de combustível, mas também melhora o conforto do motorista. Direções elétricas tendem a ser mais leves para manobras e incluem sistemas de controle que ajustam a assistência conforme a velocidade do carro.

Bomba elétrica

Bombas d’água elétricas são uma inovação mais recente, presentes em veículos modernos a combustão interna, híbridos e totalmente elétricos, que requerem um sistema de arrefecimento líquido para as baterias, demandando, assim, uma bomba d’água.

Comparando com as mecânicas, as bombas elétricas oferecem melhor controle sobre a temperatura do motor, permitindo distribuir o líquido refrigerante de maneira uniforme entre os cilindros. Além disso, a instalação é mais flexível, podendo ser feita em qualquer parte do motor, ao contrário das bombas mecânicas que se localizam na frente. Isso ainda favorece a economia de combustível, pois a bomba elétrica só é acionada quando necessária.

É crucial que o motorista esteja atento ao tipo de aditivo de arrefecimento ao usar bombas d’água elétricas. Esse tipo de bomba usa o mesmo aditivo do motor para lubrificar e resfriar suas partes internas, e o uso de aditivos inadequados pode diminuir sua durabilidade.

Outro ponto de atenção é a formação de bolhas de ar no sistema de arrefecimento, que pode levar a cavitações e gerar partículas metálicas, potencialmente bloqueando os canais de lubrificação e resfriamento e fazendo a bomba operar com maior corrente elétrica.

Uma maneira fácil de verificar se a bomba elétrica está funcionando corretamente é medir a corrente elétrica em seus terminais. Corrente elevada pode indicar dificuldades na rotação livre da bomba. Se não houver possibilidade de limpeza, a troca do equipamento é necessária, pois mesmo continuando a funcionar por um tempo, ela acabará por queimar.

As bombas d’água elétricas ainda têm a vantagem de operar sob demanda, sendo ativadas pela central eletrônica somente quando necessário. Elas permanecem desligadas até que o motor atinja a temperatura ideal e, uma vez excedida, são acionadas em velocidade variável conforme as necessidades de resfriamento.

Isso contribui para a economia de combustível, já que o funcionamento da bomba d’água não é diretamente ligado ao motor por meio de correias.

Quer saber mais sobre a eletrificação dos componentes mecânicos? Siga nosso canal no YouTube e Instagram para mais conteúdos do setor automotivo:
Instagram
Facebook
YouTube

Artigo Anterior

Locais para pagar o licenciamento: Informações essenciais que você deve conhecer

Próximo Artigo

Considerando trocar de carro? Veja como identificar os modelos mais seguros para sua família

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *