Se você deseja dirigir caminhões, é importante saber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para esse tipo de veículo está na categoria C ou E. Para conduzir veículos de carga acima de 3,5 toneladas, a CNH C é necessária.
A categoria D é destinada apenas à condução de veículos com capacidade para mais de oito passageiros, além dos veículos da categoria B.
A CNH E permite conduzir veículos com unidades acopladas com mais de 6 toneladas.
Os motoristas com CNH C estão autorizados a dirigir veículos da categoria B, além de veículos de carga com peso bruto superior a 3,5 toneladas, como tratores, máquinas agrícolas, caminhões e veículos de movimentação de cargas.
É importante lembrar que para obter a CNH C, o motorista deve possuir, no mínimo, um ano com a CNH B.
Categorias da CNH: Quais as permissões de cada tipo?
-
Carteira de Motorista Categoria A: permite a condução de veículos motorizados com duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, superiores a 50 cilindradas.
-
Carteira de Motorista Categoria B: autoriza a condução de veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto e capacidade para até oito passageiros, além do motorista. Permite o acoplamento de reboques e semirreboques, respeitando o limite de peso ou lotação.
-
Carteira de Motorista Categoria C: permite dirigir todos os veículos da categoria B, além de veículos de carga com mais de 3,5 toneladas de peso bruto, como caminhões, tratores e máquinas agrícolas.
-
Carteira de Motorista Categoria D: autoriza a condução de veículos para transporte de passageiros com capacidade para mais de oito pessoas, incluindo ônibus, micro-ônibus, vans e todos os veículos abrangidos pelas categorias B e C.
-
Carteira de Motorista Categoria E: permite dirigir veículos especificados nas categorias B, C e D, além de unidades acopladas com mais de 6 toneladas, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.
Ainda tem dúvidas?
As categorias A, B, C e E não permitem o transporte de mais de oito passageiros. Ônibus, vans e micro-ônibus são exclusividade da CNH D. Veículos com mais de 6 toneladas totais são restritos à CNH E.
CNH E: como obter a habilitação categoria E
A CNH E é considerada a mais avançada em comparação às demais, devido aos requisitos necessários para sua obtenção, como idade e habilitação em outras categorias.
Com a CNH E, você pode dirigir quase todos os tipos de veículos automotores, exceto aqueles de duas ou três rodas.
Para obter essa categoria, o motorista deve ter no mínimo 21 anos e já possuir a CNH C ou D por pelo menos um ano.
Além disso, não pode ter cometidos infrações graves ou gravíssimas, nem ter recebido duas ou mais multas médias nos últimos 12 meses.
Também é necessário passar por exames toxicológicos, além de testes de aptidão mental e física.
As aulas práticas totalizam um mínimo de 20 horas, seguidas pela prova prática.
Quanto tempo leva para conseguir a CNH E?
O tempo para finalizar o processo de inclusão da categoria E é de até 12 meses, semelhante ao das demais categorias de CNH.
Acelerar o processo é possível buscando um Centro de Formação de Condutores, conhecido popularmente como autoescola, para realizar os exames e pagar a taxa do Detran.
Em geral, entre três e quatro meses são necessários para completar todas as etapas.
Conclusão
Se você almeja obter uma CNH de categoria superior e possui multas que estão impedindo seu progresso, é possível recorrer com o auxílio de especialistas em direito de trânsito.
Com a nossa assistência, as chances de sucesso no recurso aumentam significativamente.
A primeira consulta de avaliação é gratuita!