O ano está chegando ao fim e, com ele, um novo ciclo se aproxima. Talvez você esteja se perguntando se vale a pena investir em um veículo, seja ele novo ou usado. Afinal, é um investimento significativo. No entanto, o mercado automotivo oferece uma alternativa interessante: carros por assinatura. Já ouviu falar?
Os carros por assinatura vêm revolucionando a forma de ter um veículo, prometendo facilitar a vida do motorista ao eliminar preocupações comuns, como taxas e impostos.
Mas afinal, será que um carro por assinatura é uma boa escolha? Vamos entender mais sobre o serviço!
O que é o serviço de carros por assinatura?
Imagine o conceito de um serviço de streaming, seja de filmes, música ou séries. Você paga uma mensalidade ou faz um plano anual para ter acesso ao conteúdo. Nada é realmente seu, mas está disponível enquanto você estiver com pagamentos em dia.
Os carros por assinatura funcionam de maneira semelhante. Você paga uma mensalidade para usar um carro zero quilômetro, com as peculiaridades de cada empresa oferecendo este serviço.
Há um contrato de assinatura, dado o valor alto dos veículos. Os períodos de assinatura variam de 1 a 4 anos e não são de fácil cancelamento, mas o conceito de “pagar para usar” se assemelha ao dos serviços de streaming.
Dentre os benefícios oferecidos, destacam-se:
- Inclusão de emplacamento, documentação, IPVA e seguro na mensalidade;
- Assistência 24 horas;
- Carro reserva;
- Troca de carro ao renovar a assinatura.
Como funciona o serviço de carros por assinatura na prática?
Conversamos com Glauco Zebral, diretor de uma divisão especializada em carros por assinatura de uma conhecida rede brasileira de locação de automóveis.
Lançada em setembro de 2020, essa divisão já atende cerca de 35 mil clientes. Glauco explica que a missão da empresa é simplificar a experiência de ter um carro:
O serviço oferece ao cliente a chance de ter um carro zero km sem as preocupações da posse, eliminando gastos com revisões, manutenção, documentação e tributos. Além disso, não há preocupação com depreciação ou revenda.
O custo da assinatura varia conforme a categoria do carro, período de locação e quilometragem escolhida pelo cliente. Os planos começam a partir de R$ 1.649,00 mensais, para um prazo de 48 meses e 1.000 km por mês de franquia.
As categorias disponíveis incluem: econômico, intermediário, utilitário, SUV, executivo e premium.
Carros por assinatura x carros comprados: qual é a melhor opção?
Não estamos aqui para dar um veredito final, mas para ajudar você a analisar as opções. Sabemos que adquirir um carro, mesmo usado, pode ser difícil atualmente. Será que um serviço de carros por assinatura é a escolha ideal para você? Confira os prós e contras:
Vantagens dos carros por assinatura
- Burocracias anuais, como impostos e documentação, ficam de fora;
- Após a renovação, é possível trocar de carro dentro do catálogo da empresa;
- Ter acesso a um carro reserva.
Desvantagens dos carros por assinatura
- O carro não será de sua propriedade e só poderá usá-lo enquanto pagar em dia;
- Não é possível vender o carro, pois ele não é seu;
- As mensalidades, embora mais baratas que um financiamento de carro zero (cerca de 10% menos, podendo variar), são altas e exigem planejamento;
- Pode sair mais caro do que comprar um carro usado.
Vantagens de comprar um carro
- Ao comprar à vista, o carro já é seu. Financiado, será seu após o término das parcelas;
- Permite vender o carro se estiver em seu nome, com autorização do banco em caso de financiamento;
- O veículo pode ser personalizado conforme suas preferências, desde que em conformidade com o Detran.
Considerações sobre a compra de um carro usado
Se estiver considerando comprar um carro usado, faça uma consulta ao histórico do veículo para segurança adicional. Com apenas a placa, você pode acessar informações valiosas, como:
- Histórico de roubo e furto;
- Passagem por leilão;
- Restrições;
- Débitos e multas.
E muito mais!
Desvantagens de comprar um carro
- Desvalorização ocorre ao longo do tempo e o valor investido inicialmente não será recuperado integralmente;
- Envolver-se com burocracias de imposto e documentação renovada;
- Necessidade de outro carro na garagem para ter um carro reserva.
Carros por assinatura e o cenário financeiro
Apesar de não representar a realidade de muitos brasileiros, Glauco Zebral, ainda vê potencial para expansão dos carros por assinatura no mercado automotivo.
Clientes que escolhem carros por assinatura buscam praticidade e economia. Carros depreciam com o tempo. A assinatura permite economizar, já que a administração das despesas, incluindo revisões, multas e seguros, é feita pela empresa, com segurança adicional através da telemetria de todos os carros.
Contudo, o interesse por carros por assinatura não elimina a possibilidade de comprar veículos seminovos ou usados, onde se pode economizar mais e obter a posse do automóvel. Essa percepção se reflete no perfil dos clientes de serviços de assinatura.
Segundo informações da empresa, a maioria dos clientes está na faixa etária de 36 a 55 anos (65%). Além disso, 79% da base de clientes é composta por homens, e 88% possuem ensino superior ou pós-graduação.
Para mais informações e dicas sobre veículos, acompanhe-nos nas redes sociais: