Você já viu uma placa preta em um veículo?
Se sim, saiba que ela é um indicativo de que o automóvel é antigo, muitas vezes parte de uma coleção. Contudo, com a introdução da placa Mercosul em 2020, os colecionadores de carros antigos ficaram preocupados, pois a tradicional placa preta, utilizada para diferenciar esses veículos, teria que seguir um padrão comum, semelhante ao dos outros veículos.
Após um período de discussões, ficou acertado que as placas de veículos antigos manteriam sua cor preta, mesmo adotando o novo padrão Mercosul.
Neste artigo, você entenderá tudo sobre esse tema.
O que é a placa no padrão Mercosul?
A placa no padrão Mercosul foi introduzida para substituir as antigas placas cinzas utilizadas no Brasil desde 1990. Essa padronização, harmonizada entre os países do bloco econômico, se tornou obrigatória no Brasil a partir de 2020 para:
- Veículos que mudem de categoria ou estado;
- Veículos com placa extraviada, furtada ou roubada;
- Todos os veículos com reboques e carrocerias intercambiáveis, além dos que requerem uma segunda placa traseira.
Com os avanços tecnológicos, essas placas ganharam inovações significativas, incluindo o QR Code, que permite o rastreamento do veículo, dificultando o processo de clonagem e falsificação.
E a placa preta, como fica?
A placa preta surgiu em 1988 através do Código de Trânsito Brasileiro, para certificar a originalidade e condições especiais dos veículos, conferindo-lhes o status de itens colecionáveis. Entretanto, apenas veículos com a maior parte de suas peças originais e em bom estado, fabricados há mais de 30 anos, e que possuam um certificado de originalidade podem recebê-la.
A partir de 2022, alguns veículos tornaram-se elegíveis para a placa preta. Vejamos alguns exemplos:
- Uno Mille Eletronic: Lançado em 1992, foi um dos primeiros com motor 1.0, com ar-condicionado e cinco portas.
- Gol 1000: Também de 1992, conhecido popularmente como Gol quadrado, foi um sucesso de vendas.
- Chevrolet Omega: Chegou em 1992 como substituto do Opala e foi considerado um carro de luxo.
- Honda Accord: Lançado em 1992, seu desempenho não foi dos melhores em sua categoria.
- Gurgel Supermini: Surgiu em 1992, sendo um veículo econômico e de menor porte, gerando reconhecimento para a indústria automobilística nacional.
Mudanças da placa preta com a chegada da Mercosul
Com o advento do padrão Mercosul, as placas pretas inicialmente perderam o fundo preto, tendo apenas a diferença nas letras e números, que passaram a ser cinzas. Entretanto, em dezembro de 2021, o Contran decidiu que as placas voltariam a ser pretas, seguindo os padrões Mercosul com letras e números brancos, faixa azul e identificação do país.
Vale ressaltar que a nova placa preta Mercosul é válida nacionalmente, e ao sair do Brasil, a placa deve seguir o padrão anterior a sua introdução.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre as placas pretas. Para mais curiosidades, não deixe de acompanhar o Instagram, Facebook e YouTube da Consulta Placa!