A partir dos 10 anos, é permitido que crianças viajem como passageiras na garupa da motocicleta. Crianças com idade inferior a 10 anos ou que não consigam garantir sua própria segurança durante o transporte, não devem andar de moto.
É importante ressaltar que não é permitido transportar crianças no colo ou sentadas sobre o tanque de combustível, sendo a garupa o único assento permitido.
De acordo com o artigo 244, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
-
Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando criança menor de dez anos ou que não tenha condições de cuidar de sua própria segurança:
- Infração de natureza gravíssima.
- Penalidade: multa e suspensão do direito de dirigir.
- Medida administrativa: retenção do veículo até regularização e apreensão do documento de habilitação.
Por que crianças abaixo de 10 anos não podem andar de moto?
Em fevereiro de 2021, houve uma atualização na legislação sobre a idade mínima para passageiros de motocicletas. Antes, a idade mínima permitida era de 7 anos. Com a Lei nº 14.071, a revisão estabeleceu que somente crianças a partir dos 10 anos, capazes de se firmar no condutor, podem ser transportadas como passageiras em vias públicas.
Isso considera o desenvolvimento evolutivo das crianças, incluindo sua estrutura anatômica, cognição e maturidade. A maturidade óssea completa, por exemplo, só é alcançada a partir dos 16 anos.
Outros fatores incluem:
- Proteção Insuficiente: Crianças têm menos proteção corporal natural comparadas a adultos, não suportando tão bem impactos.
- Coordenação e Compreensão Limitadas: Habilidades motoras e cognitivas ainda estão em desenvolvimento, dificultando respostas rápidas a situações.
- Capacidade de Agarrar e Manter-se Firme: As mãos e músculos de uma criança podem não ser fortes o bastante para segurar-se firmemente.
- Visibilidade Limitada: Podem ter dificuldades em ver o tráfego, prejudicando reações adequadas do piloto.
- Falta de Proteção Adequada: Motos não oferecem a mesma proteção que carros, expondo mais a riscos de lesões em acidentes.
Multa por transportar crianças em moto
Transportar crianças menores de 10 anos em uma moto gera uma multa de R$ 293,47, considerada gravíssima. O auto de infração pode incluir códigos de enquadramento como 707-21 (menor de dez anos) e 707-22 (sem condições).
Essa infração resulta na suspensão automática do direito de dirigir por 2 a 8 meses, sem pontos adicionais na CNH. Em caso de reincidência em 12 meses, a suspensão varia de 8 a 18 meses.
Transportar crianças sem capacete ou com capacete inadequado
Transportar crianças com capacetes mal ajustados também é uma infração, já que o capacete deve estar devidamente fixado para garantir proteção. Capacetes de adulto não proporcionam o encaixe adequado para crianças.
Conclusão
Para transportar crianças com segurança em motocicletas, siga estas diretrizes:
- Devem ter pelo menos 10 anos de idade.
- Sentar na garupa.
- Usar capacete adequado.
- Vestir roupas apropriadas.
- Manter os pés nas pedaleiras.
- Usar calçados adequados.
- Não ter limitações físicas que comprometam sua segurança, como um braço engessado.
Siga-nos nas redes sociais:
- Instagram: https://instagram.com/consultaplaca_veiculo
- Facebook: https://facebook.com/consultaplaca.veiculo
- YouTube: https://youtube.com/@consultaplaca_veiculo