Fala, motorista! Tudo certo? Quando se trata de seguro de automóvel, muitos termos podem ser desconhecidos para a maioria das pessoas. Um deles é a apólice de seguro de veículo, que é um documento emitido pela seguradora que você contratou.
O objetivo deste documento é confirmar que tanto o motorista quanto a seguradora concordam com as cláusulas, condições e riscos envolvidos. Se você está pensando em adquirir um seguro para seu carro, está no lugar certo. A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre uma apólice de seguro veicular. Confira!
Saiba o que é uma apólice de seguro de veículo
Afinal, o que é uma apólice de seguro de veículo? Trata-se da formalização do serviço contratado pelo motorista para proteger seu automóvel. Esse documento oficializa informações como o valor do prêmio e a franquia do carro, além de definir o período durante o qual o bem estará protegido.
Além disso, a apólice regula a aceitação dos riscos por parte da seguradora. Isso significa que, ao contratar o seguro, o motorista garante proteção em situações específicas, como furto ou roubo do veículo.
Para que a apólice de seguro serve?
Para entender para que a apólice de seguro serve, pense nela como um “contrato”. Ela formaliza e registra o serviço, além de listar os direitos e deveres tanto da seguradora quanto do segurado.
O objetivo da apólice é proporcionar mais segurança ao motorista, obrigando a seguradora a cumprir o que foi acordado. Por exemplo, se o veículo sofrer uma colisão e houver cobertura para essa situação, o motorista pode acionar o seguro de maneira simples.
Apólice de seguro X seguro: qual é a diferença?
Para alguns motoristas, pode ser confuso diferenciar entre a apólice de seguro auto e o próprio seguro. Lembre-se: o seguro é o serviço contratado, enquanto a apólice é o documento emitido quando a proteção é firmada.
Tipos mais comuns de apólice de seguro
Geralmente, as apólices de seguro veicular variam conforme o tipo de cobertura contratada. A cobertura de danos a terceiros terá uma especificação no documento. Se for uma cobertura simples, será diferente. Para entender melhor, veja os tópicos:
- Apólice de seguro compreensiva ou multirrisco: é a mais comum. Normalmente, protege o bem e o segurado.
- Apólice contra danos a terceiros: a proteção se estende a outras pessoas. Isso significa que, se você bater o carro em outro veículo, a apólice cobre a indenização paga à ‘vítima’ envolvida no acidente.
- Apólice de risco nomeado: cobertura para os bens ou pessoas especificadas na apólice.
- Apólice compulsória: usada em situações onde há obrigação legal de proteção, como o seguro DPVAT.
O que uma apólice de seguro de veículo deve ter?
Para compreender como uma apólice de seguro de veículo funciona, é fundamental saber quais informações devem constar no documento. As mais importantes são as informações do segurado: nome completo, CPF, RG, data de nascimento e endereço.
A apólice também deve incluir todos os dados do veículo segurado. Algumas dessas informações são: número do Renavam, número do chassi, modelo do automóvel, ano de fabricação e ano do modelo.
Esses dados devem ser acompanhados das informações sobre a modalidade do seguro de veículo contratado. Isso significa que a apólice deve incluir data de início e término da proteção (vigência), lista das coberturas inclusas e os valores estipulados para cada uma, além do tipo de franquia escolhido pelo motorista.
Por fim, a apólice do seguro de veículo deve indicar o valor do prêmio, o qual o segurado deve pagar mensal ou anualmente para usufruir das proteções contratadas. Também são indicados os canais de contato para acionar a seguradora.
Contrate seguro de veículo com o Super App da Consulta Placa!
Entender a apólice de seguro de veículo é crucial para escolher a melhor opção de proteção para você e seu carro. Agora que você já está por dentro de tudo, conte com o Super App da Consulta Placa para simular e contratar o melhor seguro de acordo com suas necessidades. Todo o processo é feito online pelo celular. Aproveite!
Acompanhe a Consulta Placa nas redes sociais: