Como Resolver Cabos de Comando Empedrados na Motocicleta
De repente, os cabos de comando da sua motocicleta podem se tornar rígidos e difíceis de manusear, o que antes era um movimento suave com os dedos, agora parece um desafio. A solução, apesar de parecer complicada, é bastante simples: limpeza e lubrificação.
Com o uso contínuo, os cabos do acelerador, da embreagem e do freio dianteiro, que são operados manualmente, acabam acumulando poeira. Quando essa poeira se mistura ao óleo lubrificante, ela se transforma em uma graxa espessa, aumentando o atrito e exigindo mais força para acionar os comandos.
Para limpar e lubrificar os cabos, o primeiro passo é desconectá-los das suas funções: das manetes e das alavancas da embreagem, do freio e do carburador ou corpo de borboleta do acelerador, dependendo do modelo da moto.
No caso do acelerador, é necessário desmontar a carcaça para acessar a roldana onde o cabo está preso. Em motocicletas com carburador, o cabo é fixado à carcaça do carburador por uma rosca. É crucial remover o cabo para evitar que sujeira entre no carburador, o que pode causar mau funcionamento do motor.
Uma vez soltos, aplique algumas gotas de gasolina dentro da capa que envolve os cabos, começando pela parte superior, nas manoplas, até que a gasolina saia pela outra extremidade. Movimente o cabo de cima para baixo e gire para garantir que a gasolina limpe toda a extensão interna. Assim que a gasolina sair limpa, o procedimento está concluído.
O próximo passo é lubrificar os cabos. Utilize óleo lubrificante para máquinas, como o famoso óleo Singer ou similar, aplicando apenas algumas gotas.
Aproveite para também limpar e lubrificar a manopla ao limpar o cabo do acelerador. Remova-a, limpe com um pano e gasolina, e aplique um pouco de graxa.
Antes de começar o processo, inspecione visualmente a condição dos cabos. Se perceber que algum está desgastado ou desfiado, é melhor substituí-lo para evitar rompimentos inesperados, que podem ocorrer mesmo após a limpeza e lubrificação.
Gostou do artigo? Quer saber mais? Siga a Consulta Placa nas redes sociais: Instagram, YouTube e Facebook.
Texto por: Alexandre Akashi