Saudações, motorista!
Já está ciente da relevância de quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento do seu carro, certo? Para os recém-chegados ao mundo automobilístico, esses tributos representam a posse do veículo e a permissão para transitar legalmente, respectivamente. Essencialmente, um é dependente do outro para evitar contratempos no tráfego.
Manter a documentação em dia é dever de todo condutor, assim como portar o documento do veículo. Caso seja parado em uma blitz, essa será uma das primeiras solicitações do agente. Você sabe como emiti-lo? A Consulta Placa está aqui para ensinar o passo a passo!
Para que serve o CRLV?
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório que garante ao motorista trafegar conforme as leis de trânsito. A atualização anual é imprescindível, assim como o IPVA.
A versão digital, autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem a mesma validade da impressa. Se em atraso, o condutor é sujeito a multa. Conduzir sem licenciamento, ou com ele desatualizado, acarreta sete pontos na CNH e uma multa de R$ 293,47, caracterizando infração gravíssima.
Por que mantê-lo atualizado?
Não há como solicitar isenção no pagamento do licenciamento, diferentemente do IPVA. Apenas veículos de órgãos públicos e entidades possuem essa vantagem. Manter tudo em ordem é fundamental para evitar problemas e valorizar o veículo, já que ele deve estar regularizado se for colocado à venda.
Em caso de dúvida sobre quitações anteriores, acesse o site do Detran do seu estado e encontre a aba Veículo. A opção Licenciamento será exibida. Ao inserir o código Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário, um código será enviado para verificar débitos.
Como emitir o documento do veículo?
Uma das razões para manter os documentos em dia é que, sem isso, a emissão do CRLV-e no portal do Detran não é possível. Impostos pendentes, encargos e multas inviabilizam a emissão do CRLV-e.
Os motoristas receberam mais um alívio com a isenção do pagamento do seguro DPVAT pelo segundo ano consecutivo. Isso reforça a importância de quitar as demais obrigações. Veja o passo a passo para emitir o documento.
Pessoa Física: Como emitir o documento do veículo
-
Acesse o site do Detran: Utilize o portal do Departamento de Trânsito ou baixe o app Carteira Digital de Trânsito. Cadastre-se e faça login com seu CPF. Pelo celular, também é possível usar os dados do Gov.br.
-
Vá até a opção Veículos ou Licenciamento digital: No aplicativo, escolha a opção Veículos. No site do Detran, opte por Licenciamento digital (CRLV-e).
-
Informe o Renavam: Utilize o código de segurança no Certificado de Registro do Veículo (CRV) junto ao Renavam. Cadastre o CRLV digital após inserir essas informações.
Caso haja pendências, não será possível emitir o documento. Antecipe-se e regularize a situação. No site, apenas o Renavam, números da placa, contato e um SMS são necessários.
- Emita o CRLV: Caso precise apenas consultar, a versão digital é suficiente. Para ter no celular, faça o download e compartilhe por e-mail ou aplicativos de mensagens.
Pessoa Jurídica: Como emitir o documento do veículo
Caminhoneiros que prestam serviços de frete também precisam de documentação em dia. Para eles, o CRLV-e é simples de emitir:
- Acesse o site do Denatran.
- Selecione Entrar com gov.br e depois Certificado digital.
- Vá para Meus veículos, escolha o veículo, baixe em PDF e imprima se necessário.
Para mais agilidade na emissão do CRLV, utilize o suporte da Consulta Placa. Nosso aplicativo facilita consultas de documentos do seu carro e parcelamentos. Caso esteja em busca de um novo veículo, verificamos pendências apenas com o CPF do dono e a placa.
Com o app Consulta Placa, você recebe lembretes de vencimentos, como IPVA e DPVAT, e quita de forma simplificada com cartão de crédito, débito, Pix, transferência ou boleto.
Agora ficou mais fácil saber como emitir o documento do seu veículo. Tudo está pensado para sua conveniência. Armazene o CRLV no nosso app para acessá-lo sempre que necessário.
Está com dúvidas sobre como emitir o documento do veículo? A Consulta Placa pode auxiliar. Conheça nosso aplicativo!
Conecte-se com a gente nas redes sociais: