Guia Completo para Verificar Sinistro Usando a Placa do Veículo

Um sinistro é um registro de qualquer evento ocorrido com um veículo, seja ele carro ou moto, como colisões, furtos ou outros danos. De maneira simplificada, quando o seguro é acionado, um sinistro é adicionado ao histórico do veículo. Mas se você já se perguntou se é possível consultar sinistro apenas pela placa, a resposta é sim!

Saber se um veículo tem registros de sinistro utilizando somente o número da placa é uma ferramenta extremamente útil. Afinal, é um método simples para quem está buscando comprar um automóvel e deseja conhecer esse histórico para negociar de maneira mais vantajosa.

Quer descobrir por que essa consulta é tão crucial e como fazê-la de maneira rápida, fácil e eficiente? Prossiga com a leitura!

Por que é tão importante saber se um veículo tem sinistro?

Comercializar veículos que já passaram por sinistros ou foram recuperados é legal, contudo, vender sem informar ao comprador caracteriza um golpe.

Um veículo com histórico de sinistro pode sofrer uma desvalorização de até 40%. Portanto, o preço deve refletir essa condição, e o comprador deve estar ciente desse detalhe ao decidir vender.

Além disso, veículos sinistrados podem demandar mais manutenções e gerar custos extras, bem como apresentar dificuldades na hora de contratar seguro. Por isso, ter essa informação é vital na negociação de um veículo.

Vamos, então, ao que interessa: como consultar sinistro pela placa de um veículo? Abaixo, mostramos as formas e etapas para concluir essa verificação.

Consulta de sinistro pelo DETRAN

Em alguns estados, o DETRAN oferece um serviço gratuito de consulta de sinistro. Para usar, acesse o portal do DETRAN do seu estado e encontre as opções na área de Serviços > Veículos > Consulta veículos sinistrados.

A consulta geralmente exige dados como a placa e o RENAVAM ou o número do chassi do veículo. O DETRAN informará se o veículo tem histórico de sinistros ou não.

Caso o veículo tenha sido adquirido em leilão, o DETRAN pode solicitar documentos adicionais, como a nota de venda e a nota das peças usadas.

Apesar de ser um serviço gratuito, a consulta do DETRAN requer várias informações para ser concluída. Analise se ela é adequada para o seu caso!

Consulta de sinistro pelo site da Fenaseg

Outra forma de consultar sinistro por placa é utilizando o site da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização). Para obter as informações, basta informar a placa e o RENAVAM do veículo.

O site coleta registros da maioria das seguradoras do país, mas não tem cobertura completa. Caso o seguro não tenha sido acionado ou não pertença à Fenaseg, essa consulta pode não ser eficaz.

Como consultar sinistro pela placa sem RENAVAM

Se você quer consultar sinistro pela placa sem precisar do RENAVAM, chassi ou outros dados, nós temos a solução!

A consulta do Consulta Placa é o método mais rápido, simples e seguro para identificar veículos sinistrados. Com ela, você só precisa informar o número da placa do carro ou moto e recebe um histórico completo.

Você também terá acesso a:

  • Dados da Base Federal (DENATRAN e RENAJUD)
  • Dados da Base Estadual (DETRANS)
  • Informações do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF)
  • Registros de Ofertas em Leilões Prime
  • Informações sobre sinistros com Perda Total (PT)
  • Referência de Preço (Tabela FIPE dos últimos 12 meses)
  • Débitos do veículo
  • Histórico de Roubo e Furto
  • Histórico de Recall
  • E muito mais!

Mais informações em menos tempo e com menos esforço, garantindo um ótimo negócio e evitando golpes! Interessado na solução? Não perca tempo e faça sua consulta no Consulta Placa hoje mesmo:

IR PARA O CONSULTA PLACA

Siga nossas redes sociais para mais dicas e informações:

Artigo Anterior

Modelos de carros que serão descontinuados em 2023: veja quais veículos não serão mais produzidos

Próximo Artigo

Guia Completo para Transferência de Veículos no PR: Passo a Passo e Taxas Aplicáveis no Estado

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *