Olá, motorista! Tudo certo?
Se você tem um veículo, já sabe que é necessário pagar anualmente o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Muitos condutores preferem o parcelamento do IPVA para facilitar o pagamento.
O cálculo do IPVA é feito com base na alíquota definida pela Secretaria da Fazenda de cada estado, multiplicada pelo valor da tabela FIPE. A seguir, apresentamos informações sobre como funciona o parcelamento do IPVA, o que é dívida ativa e as consequências de não pagar o imposto.
Como funciona o parcelamento do IPVA?
É possível parcelar o IPVA em até 5 vezes no estado de São Paulo. Para pagamentos à vista, o desconto costuma ser de 3%, mas isso pode variar conforme o estado. Veja como parcelar o IPVA de maneira simples e rápida.
Veja o passo a passo no Super App da Consulta Placa
Quer parcelar o IPVA de modo prático? A Consulta Placa te ajuda! No aplicativo, você pode parcelar de forma mais flexível, escolhendo parcelas que cabem no seu orçamento. Também é possível parcelar o IPVA atrasado sem complicações.
No aplicativo, você pode dividir o débito em até 12x no cartão de crédito, boleto ou PIX. Confira o passo a passo para parcelar:
- Baixe o app e cadastre seu CPF e a placa do veículo.
- Na tela inicial, verifique a situação do automóvel.
- Clique em verificar débitos.
- O IPVA será exibido atualizado, com o valor final.
- Escolha o número de parcelas que melhor se ajusta ao seu orçamento.
O que acontece após o parcelamento do IPVA?
Se o pagamento do IPVA for feito via cartão de crédito, a liberação geralmente é automática. Já para pagamentos por boleto, a regularização pode levar até três dias.
Para evitar multas até a quitação do documento, é aconselhável portar sempre o comprovante de pagamento ao dirigir. Assim, em caso de fiscalização, você não será multado.
O que é dívida ativa?
Se o IPVA não for pago, o débito é inscrito na dívida ativa, tornando-se uma pendência com o governo. Isso pode ocorrer 30 dias após o vencimento do imposto, seja parcelado ou à vista.
O motorista tem um mês para regularizar a situação. Caso contrário, o governo notifica a Procuradoria Geral do Estado.
Como consultar a dívida ativa?
A consulta da dívida ativa do IPVA pode ser feita de forma fácil pelo aplicativo da Consulta Placa. Basta seguir o passo a passo mencionado. Se o seu veículo estiver na dívida ativa, o app informará. Esse benefício está disponível para os estados de São Paulo e Paraná.
Outra opção é acessar o portal da Secretaria da Fazenda, fazer o cadastro e buscar a opção de IPVA para ver os débitos do veículo. É necessário informar o Renavam, a placa e o CPF.
Se preferir, você pode ir até um posto da Secretaria da Fazenda com o documento do carro e sua documentação pessoal para consulta e pagamento.
Quais são as consequências de não pagar o IPVA?
A principal consequência é uma multa de 0,33% por dia de atraso, com juros baseados na taxa Selic. Após 60 dias, o valor do imposto é fixado em 20%.
Sem o pagamento do IPVA, não é possível obter o licenciamento do veículo. Se for parado em uma blitz sem o documento, será autuado por infração gravíssima, perderá 7 pontos na CNH, pagará uma multa de R$ 293,47 e corre o risco de ter o veículo apreendido.
Resolva todas as pendências do seu automóvel na Consulta Placa
Agora que você sabe como parcelar o IPVA no cartão de crédito com o Super App da Consulta Placa, saiba que o app oferece ainda mais facilidades! Com ele, você pode consultar licenciamento, multas, placa do veículo e a pontuação da CNH em qualquer lugar e com poucos cliques. Evite filas e simplifique sua vida de motorista. Baixe agora mesmo!