Guia Completo: Como Verificar Placa de Veículo Furtado?

Olá, motorista!

Ao adquirir um veículo, é essencial conhecer sua procedência e acessar seu histórico. Comprar um carro roubado ou furtado pode trazer várias complicações. Um veículo com histórico de furto ou roubo pode ter seu preço reduzido em até 20%.

Encontrar maneiras de reduzir a burocracia e facilitar a consulta já ajuda bastante como uma medida preventiva.

A seguir, você vai aprender o passo a passo para consultar a placa de um veículo roubado. Confira como realizar esse procedimento importante!

Veja as desvantagens de comprar carro com histórico de roubo

A compra de um veículo roubado pode trazer várias desvantagens. Como mencionado, um dos fatores é o valor de revenda.

Em termos de seguro, carros com histórico de roubo e furto possuem preços mais altos ou uma cobertura limitada.

Além disso, a maioria das financiadoras se recusa a financiar veículos com histórico de roubo ou furto.

Se decidir comprar um veículo que passou por esse tipo de sinistro, o ideal é realizar a compra por meio de uma loja ou concessionária. A empresa oferecerá garantias sobre o veículo e deverá fornecer o laudo de vistoria cautelar, garantindo que ele está apto para circular nas cidades e rodovias.

Aproveite a digitalização do Detran

Como reflexo da pandemia de Covid-19, o Detran de cada estado tem expandido seu catálogo de serviços digitais.

Por exemplo, o Detran de São Paulo aumentou em 72% a quantidade de serviços online, passando de 43 para 74 entre o final de 2019 e o início de 2021.

Dessa forma, o proprietário não fica restrito às opções presenciais, desfrutando de mais autonomia em suas consultas e solicitações.

Os serviços digitais do Detran permitem uma série de ações. Além da consulta sobre a procedência do veículo, suas dívidas e certidões, é possível solicitar a renovação simplificada e segunda via da CNH, segunda via de CRV roubado, licenciamento, transferência de veículo, entre outros.

Saiba o que é necessário para consultar placa de veículo roubado

Com os serviços online do Detran, tudo fica mais fácil. Você pode consultar a placa de um veículo roubado de maneira prática, sem precisar ir a uma unidade do Detran. Abaixo, mostramos o passo a passo para realizar a consulta pelo site.

Acesse a página do Detran

Primeiramente, você deve acessar a página do Detran do seu estado. Usaremos como exemplo o site do Departamento de Trânsito de São Paulo. Em seguida, clique na aba “Veículos”, onde estão listadas as opções disponíveis:

  • Pesquisa de Débitos e Restrições
  • Transferência de Veículo
  • Registro de Veículo 0 km
  • Licenciamento Anual (CRLV-e)

Pesquise os débitos e restrições

Selecione a primeira opção: Pesquisa de Débitos e Restrições. Lá, você encontrará dois tipos de informações:

  1. Registro de furto e roubo do veículo.
  2. Débitos e restrições de veículos de terceiros.

Verifique o registro de furto e roubo

Na opção “Registro de furto e roubo do veículo”, você pode verificar a placa do veículo roubado. Essa consulta pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo do Detran, disponível para sistemas iOS e Android. Para isso, basta inserir o número da placa do carro.

Aprenda como acessar dados importantes

Além de consultar se o carro é roubado, você pode checar outros dados relevantes sobre o veículo. Acesse “Débitos e restrições de veículos de terceiros” e encontre a lista de possíveis débitos, relacionados a restrições administrativas, judiciais e gravame, que é a alienação fiduciária.

Alienação fiduciária impede a venda de um veículo até que seja pago por completo. Isso é comum em financiamentos, mas pode haver casos em que a dívida foi quitada e o registro de alienação ainda esteja ativo.

Débitos e restrições de veículos de terceiros

Para consultar em “Débitos e restrições de veículos de terceiros”, é necessário fornecer o número da placa do veículo e do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores.

Extrato de cadastro do veículo

Também é possível solicitar o extrato de cadastro do veículo. Apenas o proprietário pode fazer essa solicitação para entregá-lo ao comprador. Esse serviço é feito mediante agendamento e oferece informações como:

  • Histórico do veículo
  • Último licenciamento
  • Numeração do Renavam
  • Município de registro do veículo
  • Chassi

Certidão positiva/negativa de propriedade

Outra opção é verificar a certidão positiva/negativa de propriedade. Para isso, é preciso inserir informações sobre o cadastro do veículo no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), como login, senha e CPF do proprietário.

Conheça o Cadastro Nacional de Veículos Roubados

No Cadastro Nacional de Veículos Roubados, é possível registrar veículos roubados. Assim, se alguém for vítima de crime, poderá acessar o site e divulgar o roubo.

O possível comprador pode, caso deseje, realizar uma consulta para checar se o carro que pretende adquirir está listado em algum anúncio.

As categorias de veículos incluem:

  • Caminhão
  • Carro
  • Moto
  • Ônibus e Vans
  • Pick-ups
  • Barcos e Jet Skis
  • Máquinas Agrícolas

No cadastro, você encontrará todas as características do produto roubado: modelo, proprietário, cor e local do roubo.

Este é mais um aliado no combate ao crime e pode ser uma ajuda valiosa em sua pesquisa. Basta inserir no campo de busca o modelo e a marca do carro que deseja verificar e clicar em “Buscar”.

Agora que você já sabe como consultar a placa de um veículo roubado, previna-se! Não deixe que esse problema atrapalhe seus negócios. Desconfie de preços muito baixos em relação à média do mercado, pois isso pode ser um sinal de algo errado.

O que achou das informações? Se você gosta de estar presente em diferentes redes sociais, venha interagir conosco! Inscreva-se no nosso canal no YouTube para conteúdos exclusivos: Instagram, Facebook, YouTube.

Artigo Anterior

Despachante atrasou a entrega do documento? Conheça o processo do seu pedido

Próximo Artigo

Desafios dos defeitos intermitentes: entenda por que são difíceis de solucionar

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *