Avaliação Ford Ka G1: Pontos Fortes e Fracos do Modelo
A primeira geração do Ford Ka chegou ao Brasil no início de 1997, pouco tempo após seu lançamento na Europa. O carro surpreendeu com seu design moderno, compacto e estilizado, especialmente se comparado aos padrões nacionais da época. O Ka pode ser considerado o subcompacto pioneiro no Brasil, precedendo modelos como o Volkswagen Up! e o Fiat Mobi por quase duas décadas.
Uma particularidade que agradou o público brasileiro foi a rapidez com que o modelo chegou ao país, além da semelhança com a versão europeia. A Ford manteve o padrão de qualidade na construção e nos acabamentos, incluindo o excelente isolamento termoacústico na cabine.
Design
O Ford Ka surgiu inicialmente como um conceito em 1994. Após várias reformulações, o modelo final manteve algumas linhas ousadas do conceito Ghia Saetta, lançado dois anos depois. O design curvilíneo, com faróis triangulares e elementos circulares, chamou a atenção por seu estilo único. Na parte traseira, as lanternas em formato de folha e o para-choque arredondado conferem um visual coeso.
Em 2002, o modelo recebeu um facelift discreto, ganhando novos para-choques e lanternas mais verticais.
Mecânica
O Ford Ka G1 foi lançado sobre a base do terceiro Fiesta, com duas opções de motores da família Endurance, todos movidos a gasolina. O motor 1.0 gera 53 cv e o 1.3, 60 cv. Posteriormente, a linha Zetec Rocam trouxe motores mais potentes: um 1.0 de 65 cv e um 1.6 de 95 cv. Todas as versões vêm com suspensão traseira por eixo de torção e freios a disco na dianteira.
Interior
Internamente, o Ka mantém a temática externa com curvas e linhas fluídas. O painel possui um design funcional e elegante, com nichos, saídas redondas de ar e uma moldura prateada central que abriga controles de ventilação e espaço para o rádio.
Tecnologia
Sendo um carro de entrada, o Ka G1 apresenta uma lista básica de equipamentos. As versões mais simples possuem para-choques sem pintura, rodas de ferro com calotas de 13 polegadas, vidros e retrovisores manuais, além de bancos em tecido. As versões mais completas incluem ar-condicionado, direção hidráulica, trava e vidros elétricos, e para-choques na cor do veículo.
Pontos Fortes
Dirigibilidade
A combinação de um entre-eixos longo e balanços curtos proporciona uma condução ágil e divertida. Embora o desempenho dos motores possa não impressionar, a dinâmica surpreende pela positiva.
Qualidade
O Ka G1 é uma referência em qualidade de acabamento e isolamento acústico devido ao seu projeto de origem europeia, diferenciando-se dos modelos subsequentes.
Estilo
O design diferenciado e moderno do Ford Ka G1 atrai entusiastas de carros únicos e com personalidade.
Pontos Fracos
Motores 1.0
Apesar do tamanho compacto, o Ka não é leve, pesando entre 900 e 1.000 kg. Isso faz com que os motores 1.0 entreguem desempenho aquém do esperado.
Equipamentos
As versões de entrada são desprovidas de confortos básicos, enquanto as versões mais equipadas ainda deixam a desejar em termos de recursos.
Espaço Interno
Com um porta-malas de apenas 186 litros, o espaço é limitado, adequando-se apenas para pequenas viagens e poucas pessoas.
Principais Concorrentes
- Chevrolet Corsa
- Volkswagen Gol
- Fiat Uno
Para mais informações e novidades, acompanhe nossas redes sociais:
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo: