Agora já entendemos que adquirir um veículo é permitido mesmo sem possuir carteira de motorista, não é verdade? Além disso, já conhecemos como funcionam as questões das multas e dos pontos quando o motorista não é o dono do carro, já que ele não possui carteira de habilitação.
Mas será que, além de comprar, é possível também financiar um veículo?
Nesse contexto, tudo dependerá da instituição financeira responsável. Ao contrário de uma compra à vista, algumas podem exigir que o comprador tenha CNH, enquanto outras não.
Até mesmo jovens emancipados, com menos de 18 anos, têm a possibilidade de financiar um carro, caso a financeira os considere clientes bons. No entanto, eles não poderão dirigir até que possuam a CNH e atinjam a idade legal para obtê-la.
Alguns bancos somente aprovam o financiamento se o cliente apresentar a carteira nacional de habilitação. Outros, por outro lado, não fazem essa exigência, mas é crucial verificar cuidadosamente as condições impostas por estas instituições financeiras para proceder com o financiamento.
No Brasil, existe um banco que solicita 50% de entrada ou um empréstimo com débito automático em conta corrente. Outro banco brasileiro, por exemplo, exige entrada de, no mínimo, 30% do valor do veículo, enquanto existem instituições que não impõem restrições ou requisitos adicionais para analisar o crédito de um cliente que não tem CNH.
Em suma, é sim possível financiar um automóvel sem ter uma CNH, mas tudo depende das condições do seu banco.