Conheça o Fiat Fastback 2023: Pontos Fortes e Fracos
O Fiat Fastback 2023 é um marco para a marca no Brasil, representando seu segundo SUV totalmente desenvolvido no país. Inicialmente pensado como uma extensão da picape Toro, o modelo foi adaptado para compartilhar a plataforma e a arquitetura do Pulse, parte da família que começou com o Argo.
Design
A primeira vez que o Fiat Fastback foi apresentado ao público foi em 2018, durante o Salão do Automóvel, em uma versão conceitual de SUV coupé de estilo arrojado, inspirado na picape Toro. No modelo de produção, embora muito inspirado no Pulse, manteve certos elementos de design do conceito, como lanternas estreitas e a traseira alta.
Na parte frontal, o Fastback 2023 possui semelhanças marcantes com o Pulse. Ele se destaca pelos faróis com luzes de seta em LED e um para-choque esportivo que será incorporado na futura versão esportiva do Pulse.
Vista lateralmente, o modelo mantém as portas dianteiras do Argo/Cronos/Pulse e as traseiras do Cronos, realçadas por frisos cromados nas janelas para um toque de sofisticação. O design do Fastback aposta em caixas de roda com apliques plásticos grandes, que conferem um visual mais aventureiro.
Na traseira, o Fastback exibe características exclusivas, como lanternas em LED, uma tampa de porta-malas com aerofólio “ducktail” e um estilo de para-choque decorativo.
Mecânica
O Fastback é baseado numa versão extendida da plataforma MLA, também utilizada no Pulse. Isso resulta em um balanço traseiro maior, aumentando a capacidade do porta-malas, mas mantendo o mesmo entre-eixos de 2,53 m.
O SUV está disponível com duas motorizações turbo e transmissões diferenciadas. As versões de entrada trazem um motor 1.0 “Turbo 200”, de três cilindros flex, que gera até 130 cv e é acompanhado por um câmbio CVT. Já a versão topo de linha usa o motor 1.3 “Turbo 270”, de quatro cilindros, com até 185 cv, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
Interior
Internamente, o Fiat Fastback 2023 é muito semelhante ao Pulse, mas com refinamentos como apoios de braço em tecido nas portas. As versões de entrada mantêm um cluster analógico, enquanto as superiores oferecem um painel totalmente digital.
O modelo oferece 519 litros de porta-malas e detalhes prateados no interior. Contudo, o espaço para a cabeça atrás é ligeiramente reduzido devido ao design do teto.
Tecnologia e Recursos
Com preço inicial de R$ 129.990, o Fastback inclui uma série de equipamentos de série:
- Luzes totalmente em LED
- Ar-condicionado digital
- Rodas aro 17 diamantadas
- Quatro airbags
- Controle de tração e estabilidade
- Central multimídia de 8” com espelhamento sem fio para smartphones
- Câmera de ré com sensores
A versão mais acessível oferece ainda o pacote ADAS, com frenagem de emergência e alerta de mudança de faixa. Modelos topo de linha incluem faróis de neblina em LED, rodas de 18”, bancos em couro, e uma central de 10,1”.
Pontos Fortes
- Equipamentos: Completo em tecnologia, destaca-se visivelmente.
- Desempenho: Motores turbo garantem flexibilidade para diferentes ambientes.
- Estilo: Contexto inovador no mercado brasileiro, semelhante ao Volkswagen Nivus.
Pontos Fracos
- Acomodações: Espaço interno não justifica o comprimento externo.
- Segurança: Histórico de crash tests levanta preocupações.
- Acabamento: Pequenos problemas de alinhamento afetam a impressão geral.
Concorrentes Diretos
Além de outras opções já citadas, o Fastback compete com modelos como o Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Volkswagen Nivus e Hyundai Creta.
Para mais informações sobre o Fiat Fastback 2023, seus detalhes, versões e preços, confira o vídeo disponível:
Fiat FASTBACK – Tudo sobre o SUV Coupe mais esperado!
Siga-nos em nossas redes sociais: