Fechaduras de automóveis: opções mecânicas, elétricas e de travamento elétrico

Fechaduras automotivas oferecem praticidade e segurança, uma combinação fácil de entender. É comum que haja confusão entre fechaduras, maçanetas, miolos de chave e travas elétricas. Como é uma peça geralmente oculta, visualizamos apenas a parte externa, o que torna complexo compreender seu funcionamento completo.

Quando surge algum problema, é necessário desmontar todo o revestimento da porta para identificar a peça problemática. Especialistas em elétrica lidam com essas situações diariamente e já possuem a habilidade e o conhecimento para fazer um diagnóstico rápido. No Consulta Placa, buscamos simplificar esse processo para quem não é profissional, ajudando a identificar fechaduras, travas e trancas pelo ano/modelo do carro e pelo código da peça, tornando a busca muito mais fácil.

Fechaduras automotivas mecânicas

As fechaduras mecânicas foram as pioneiras, exigindo operação manual. Isso incluía inserir a chave, destrancar, abrir, entrar e abaixar o pino para trancar. Antes das travas elétricas com controle remoto, esse era o método padrão.

Apesar de não contarem com tecnologia elétrica, essas fechaduras também podem apresentar problemas, que, muitas vezes, são simples de resolver. Fechaduras mecânicas funcionam com atrito ao abrir, fechar e trancar. Sem lubrificação, as peças sobrecarregam umas às outras, o que prejudica a fluidez dos movimentos.

Problemas comuns em fechaduras mecânicas

  • Dificuldade para abrir a porta
  • Dificuldade para fechar a porta
  • Pino de tranca quebrado ou solto
  • Dificuldade de abertura pelo lado interno

Manutenção de fechaduras mecânicas

Esses problemas podem ser corrigidos e evitados facilmente. A lubrificação constante dos componentes e o alinhamento adequado das partes metálicas garantem movimentos suaves. A limpeza completa de uma fechadura mecânica pode ser feita removendo a peça e usando desengripante ou querosene. Esses produtos químicos removem toda ferrugem e oleosidades do mecanismo.

Após a limpeza, é necessário aplicar graxa ou vaselina para facilitar o movimento dos componentes. Se algum problema persistir, é recomendável substituir a fechadura inteira.

Temos diversos materiais sobre manutenção, como dicas sobre o que revisar após uma viagem, que ajudam a prevenir desgastes ou falhas prematuras.

Fechaduras automotivas elétricas

Os primeiros modelos de fechaduras com travas elétricas apareceram em 1914, nos carros Scripps-Booth. Esse artigo era considerado de luxo, tornando-se popular somente nos anos 50, com o advento dos carros “rabo de peixe”. Desde então, as travas avançaram e foram incorporadas às fechaduras.

Uma fechadura elétrica combina a fechadura mecânica com travas elétricas, tornando o uso mais prático, mas também apresentando seus desafios. Vamos abordar algumas falhas comuns.

Problemas comuns em fechaduras elétricas

  • Acúmulo excessivo de poeira nos componentes
  • Uma ou mais portas não abrem
  • Uma ou mais portas não trancam
  • Motor com pouca força para travar
  • Falta de comunicação das portas com a central
  • Dificuldade para abrir ou fechar manualmente

Explore sobre desengripantes como WD-40 e suas utilizações diversas.

Fechaduras automotivas com Consulta Placa

Nosso site oferece uma solução eficiente e segura para encontrar a fechadura ideal para seu veículo. Oferecemos benefícios como:

  • Atendimento por telefone e Whatsapp
  • Diversas categorias para suprir suas necessidades
  • Produtos originais de marcas líderes no mercado
  • Compra segura e transparente com informações detalhadas
  • Frete Grátis para as regiões Sul e Sudeste
  • 5% de desconto em pagamentos por boleto ou PIX

Interessado? Confira nosso site e descubra mais.

Redes sociais

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram
Facebook
YouTube

Artigo Anterior

Descubra como verificar a placa Mercosul e o que ela pode revelar sobre seu veículo

Próximo Artigo

Crescimento nas taxas de mortalidade no trânsito no Brasil

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *