Conheça o Projeto Faixa Azul: Iniciativa para Reduzir Acidentes de Motos em São Paulo
São Paulo abriga uma frota significativa de mais de 1,3 milhão de motocicletas que percorrem diariamente suas ruas, em meio a carros, caminhões, ônibus, bicicletas e pedestres. Diante dessa realidade, a Prefeitura de São Paulo lançou em 2022 o projeto piloto Faixa Azul, visando reduzir acidentes e organizar o trânsito de motocicletas. Mas, em que consiste essa iniciativa?
É importante esclarecer que o projeto Faixa Azul não está relacionado ao sistema de estacionamento Zona Azul. Iniciado em 25 de janeiro de 2022, o projeto proporciona sinalização de segurança para motocicletas entre as faixas 1 e 2 (as à esquerda) da Avenida 23 de Maio, uma das principais da cidade. Motociclistas e motoristas podem identificar a Faixa Azul pelas sinalizações tanto no solo quanto verticais ao longo da via.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), os motociclistas devem atravessar a Faixa Azul quando o tráfego estiver congestionado, o que ajuda a organizar o fluxo. Essa faixa específica delimita um espaço para motos no chamado “corredor” entre carros, garantindo uma distância segura conforme o CTB.
O uso da Faixa Azul pelas motocicletas não é obrigatório, podendo cada motociclista escolher sua faixa de circulação. A cor azul foi escolhida por transmitir segurança e tranquilidade, segundo a psicologia das cores.
A Avenida 23 de Maio foi escolhida para a implantação do projeto piloto devido à alta circulação de motocicletas. Dados indicam 2.400 motos por hora, totalizando 50 mil por dia. Embora os carros predominem, 78% dos acidentes no local envolvem motos.
Atualmente, a Faixa Azul se estende por 6 quilômetros no sentido aeroporto de Congonhas, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.
Qual a Velocidade Máxima na Faixa Azul?
Na Faixa Azul, o limite de velocidade deve ser respeitado conforme as regras da via. Na Avenida 23 de Maio, por exemplo, a máxima é de 60 km/h. Se o trânsito estiver lento, a CET-SP recomenda que motociclistas ajustem sua velocidade, não superando os 30 km/h quando os veículos à frente estiverem parados.
A Faixa Azul Reduz Acidentes?
O projeto Faixa Azul foi desenvolvido para diminuir acidentes com motos na Avenida 23 de Maio. Após seis meses de implementação, o monitoramento da CET-SP mostrou uma redução de 55,2% nos acidentes e nenhuma morte de motociclistas. Comparativamente, fora da Faixa Azul, os acidentes foram 133% mais frequentes.
Motoristas Podem Ser Multados ao Cruzar a Faixa Azul?
Para cruzar a Faixa Azul, motoristas devem prestar atenção à sinalização, ao fluxo de motocicletas, e utilizar a seta corretamente. Não haverá multa se tudo for feito de acordo com as normas. Lembre-se: não utilizar a seta é uma infração grave, resultando em uma multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
Outras Avenidas em SP Terão a Faixa Azul?
O projeto Faixa Azul está autorizado a se expandir para outras avenidas de São Paulo por um período experimental de um ano, conforme a Portaria nº 1015, de 5 de agosto de 2022. O objetivo da expansão é avaliar o funcionamento em diferentes condições, como pedestres, túneis, e semáforos. As novas vias incluirão:
- Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, em um trecho de aproximadamente 8,5 km por sentido (totalizando 17 km).
- Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho entre Ponte das Bandeiras e Praça da Bandeira (aproximadamente 4 km).
- Avenida Rubem Berta, no trecho entre o Complexo Viário João Jorge Saad e Avenida dos Bandeirantes, com aproximadamente 2 km.
Esperamos que este texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre a Faixa Azul em São Paulo. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações sobre manutenção automotiva, legislação de trânsito, multas, IPVA e outros assuntos relevantes. Siga-nos no Instagram, Facebook, e no YouTube.
Imagens: Divulgação/CET-SP