Eric Granado retorna ao SuperBike Brasil com foco no desenvolvimento da motovelocidade nacional
Principal referência brasileira na motovelocidade, Eric Granado acaba de retornar ao circuito do SuperBike Brasil, onde já conquistou quatro campeonatos. Durante a terceira etapa da competição, realizada no Autódromo de Interlagos, Granado compartilhou com o Consulta Placa seu compromisso em promover o crescimento do esporte no país, além de relembrar o grave acidente que sofreu em 2023.
Após dedicar os últimos três anos a competições internacionais, o vice-campeão da MotoE 2022 divide agora sua atuação entre o SuperBike Brasil, pela equipe Honda Racing, e o campeonato mundial de motos elétricas, pela LCR E-Team.
A decisão de retornar ao Brasil foi articulada em parceria com a Honda, e busca, entre outros objetivos, fortalecer a evolução do motociclismo nacional—a causa que Granado demonstra grande empenho.
“Meu objetivo como atleta é, obviamente, alcançar bons resultados, mas também, de alguma forma, ajudar o esporte a crescer. Creio que competir aqui neste ano é um meio de apoiar a nova geração de pilotos que estão emergindo nas categorias de motos mais potentes”, explicou Granado.
“Espero que no futuro tenhamos três, cinco, até dez pilotos brasileiros no mundial. É um desejo ambicioso, mas possível, considerando que países como Espanha, Itália e França já alcançaram isso. Só precisamos do investimento, interesse e suporte. Espero contribuir com meus resultados e presença mundial para que esse cenário mude”, complementou o atleta, de 27 anos.
Apoio da torcida brasileira e desafios no cenário internacional
Foto: Idário Café/Mundo Press
Apesar de sentir-se fortemente apoiado pela torcida local, Granado apontou uma desilusão com o atual panorama da motovelocidade brasileira no exterior.
“É frustrante ver um país tão grande como o nosso, com uma venda massiva de motos, ter tão poucos pilotos disputando no cenário internacional”, lamentou.
“Às vezes, dialogo com pais de jovens aspirantes ou com potenciais investidores, na tentativa de alterar essa realidade no esporte”, completou Granado.
Relembrando uma vitória marcante em Mugello e seu acidente grave em 2023
Foto: J. Capreti/Mundo Press
Reconhecido por suas conquistas no SuperBike Brasil e na MotoE, Eric Granado revela qual vitória marcou mais sua trajetória.
“A vitória mais especial foi no ano passado. Sofri um acidente grave no Mundial de SuperBike, resultando em uma lesão cerebral severa. Fiquei afastado das pistas por quase dois meses, sem saber se poderia competir novamente”, contou Granado.
“Retornei na etapa de Mugello, em meu aniversário, e venci embaixo de chuva pesada. Depois de tanto tempo fora e incerteza, conquistar aquela vitória foi especial”, completou o piloto, que encerrou a competição de 2023 na MotoE em sétimo lugar.
Apesar do choque, Granado superou o trauma, recuperando seu nível de pilotagem inicial com confiança e talento evidentes em suas performances.
A importância do apoio psicológico na carreira de Eric Granado
Foto: Victória Simonato/Consulta Placa
Com o início precoce no motociclismo aos 6 anos, incentivado pelo pai, Granado precisou de concentração rígida para se manter na vida atlética. Crucial em sua trajetória, destacou-se o acompanhamento psicológico.
“Desde os 12 anos, tenho a orientação de uma psicóloga esportiva. Para mim, esse apoio em momentos específicos do ano é vital, especialmente para manter a concentração e o foco”, ressaltou o piloto.
Atualmente liderando a categoria PRO do SuperBike Brasil, Eric Granado se prepara para disputar a etapa de Barcelona da MotoE, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de maio.
Foto de capa: J. Capreti/Mundo Press
Redes sociais para acompanhar as novidades: