Para que veículos possam circular em vias públicas, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) demanda alguns requisitos básicos de segurança. A resolução Nº14/1998 especifica os equipamentos obrigatórios, com a regulamentação gerida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Muitos motoristas desconhecem quais equipamentos de segurança são exigidos por lei. No entanto, é crucial que façam verificações regulares para garantir a conservação do veículo. Caso um condutor seja enquadrado em fiscalizações sem o equipamento necessário, a penalidade prevista é uma multa de R$ 195,23 e a adição de cinco pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Itens de segurança essenciais
Para-choques
Os para-choques são fundamentais para absorver impactos em eventuais colisões, tanto nas partes traseiras quanto frontais do veículo. Sua ausência pode resultar em multas e possível apreensão do automóvel. Além disso, ajudam a minimizar os danos aos ocupantes do veículo durante um acidente. Em carros esportivos, contribuem também para a aerodinâmica, aumentando a aderência ao solo.
Espelhos retrovisores, internos e externos
Os espelhos retrovisores são essenciais para a segurança no trânsito. Patenteado por Henri Cain em 1906, na França, o espelho retrovisor se popularizou rapidamente com a evolução dos automóveis fechados. Hoje, muitos veículos modernos possuem, além dos espelhos comuns, câmeras e sensores que ampliam a visibilidade e segurança. Contudo, a legislação exige apenas o espelho convencional.
Pneus
O desgaste dos pneus varia conforme o modelo do veículo e a manutenção feita. Normalmente, pneus dianteiros sofrem mais desgaste devido à tração e ao peso adicional. É recomendado o balanceamento e alinhamento a cada 5 mil quilômetros, e rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros. Pneus devem ser substituídos quando os sulcos atingirem 1,6 milímetros, conforme diretrizes do CTB. Bolhas ou deformações indicam a necessidade de troca imediata.
Curiosidade
A coloração preta dos pneus deve-se ao uso de “negro de fumo”, um aditivo que aumenta a durabilidade da borracha.
Tabela de índice de carga
Índice de carga
Carga em Kg por pneu
70
335
71
345
72
355
…
…
100
800
Tabela de Código de Velocidade
- Q: 160 km/h
- R: 170 km/h
- S: 180 km/h
- …
- Y: 300 km/h
Luzes e faróis
Esses são componentes fundamentais para prevenir acidentes, devendo ser mantidos nas cores branca ou amarela. Verifique sempre se estão devidamente regulados.
Velocímetro e odômetro
Esses instrumentos devem ser mantidos em boas condições para garantir leituras precisas da velocidade e da quilometragem percorrida.
Buzina
A buzina serve para alertar outros motoristas e evitar acidentes. O uso indevido pode resultar em multas.
Freios
Desde 2014, veículos novos devem possuir freios ABS. Essa é uma das peças de segurança mais cruciais, exigindo manutenção regular.
Airbag
Desde a lei nº 11.910/2009, os airbags são obrigatórios nos bancos frontais de todos os veículos novos, aumentando a segurança dos passageiros.
Escapamento
Ainda que energias limpas sejam o futuro, a maioria dos veículos no Brasil usa combustíveis fósseis. A manutenção do escapamento ajuda a minimizar poluentes e ruídos.
Cinto de segurança
Inventado em 1959, o cinto de segurança é um dos itens mais imprescindíveis para salvar vidas. Seu uso é obrigatório para todos os ocupantes do carro, e a ausência dele é considerada infração grave.
Não deixe de conferir esses itens de segurança para evitar multas. Para mais insights sobre segurança veicular, siga-nos nas redes sociais: