Antes, o método de pagamento recorrente era exclusivo para prestadores de serviços, como escolas, academias, assinaturas de revistas, TV a cabo e internet. Porém, as vantagens desse sistema são tantas que até mesmo comerciantes de produtos decidiram adotá-lo.
O gigante do e-commerce, Amazon, lançou um modelo que permite aos clientes definir padrões de compra. Caso encontre um item que deseja adquirir regularmente – como um xampu –, é possível agendar as compras para um determinado período. A cobrança é então feita de modo recorrente. O que acha dessa ideia?
O que é pagamento recorrente?
Pagamento recorrente refere-se às situações em que uma assinatura ou mensalidade é paga regularmente por um serviço contínuo. Isso significa que, enquanto o serviço é prestado, o cliente deve pagar conforme determinado em contrato. Normalmente, há um período mínimo, e a rescisão antecipada implica multa.
Diferenças entre parcelamento e pagamento recorrente
Parcelamento ocorre quando um valor total é dividido em parcelas. Isso significa que, mesmo após o recebimento do produto ou serviço, o cliente continua pagando até quitar a dívida. Em contraste, o pagamento recorrente pressupõe a entrega contínua do serviço. Se o serviço for interrompido, o cliente tem o direito de reivindicar junto a órgãos de proteção ao consumidor.
Existe ainda o modelo de “assinatura parcelada”. Nesse caso, o valor de uma assinatura mensal é dividido em parcelas mais acessíveis. Um cliente pode, por exemplo, adquirir um curso de 12 meses e pagar em 24 parcelas.
Modalidades de boleto e cartão no pagamento recorrente
No contexto de pagamentos recorrentes, uma opção comum é o boleto bancário. Empresas podem escolher entre a carteira de cobrança sem registro e a com registro:
- Sem registro: Taxa de emissão paga após o cliente quitar o boleto, geralmente R$3,00 por boleto.
- Com registro: Taxa paga no ato da emissão do boleto.
Para pagamentos em cartão, empresas de crédito, como a Cielo, facilitam a cobrança mensal através do débito automático, eliminando transações mensais manuais por parte do cliente.
Por que o pagamento recorrente é importante para minha empresa?
O motivo principal é a economia de tempo, que reflete em economia financeira. Muitas empresas ainda gerenciam faturamentos manualmente, elevando a chance de erros humanos. A cobrança recorrente automatiza e suaviza esse processo.
Outro benefício é a eliminação da cobrança direta de inadimplentes, permitindo que a empresa foque em seu core business, terceirizando a complexidade da cobrança para especialistas.
Benefícios e vantagens
Empresas que implementam o pagamento recorrente se beneficiam de uma rápida emissão de boletos para períodos mais extensos, como seis meses ou mais, economizando tempo. Controle financeiro e faturamento tornam-se mais fáceis, com datas de vencimento fixas. Para os clientes, facilita o orçamento mensal e reduz a inadimplência. Usar cartão de crédito pode até zerar a inadimplência, uma vez que o pagamento é automático.
Se você se interessou pelo pagamento recorrente, não precisa ter um negócio que envolva mensalidades para utilizá-lo. Inspire-se na abordagem inovadora da Amazon para fidelizar clientes a longo prazo.
Referência: Vindi Blog
Conecte-se conosco em nossas redes sociais: