Se você já possui ou já teve um veículo, provavelmente está familiarizado com o termo CRV. No entanto, se ainda não souber o que significa, não se preocupe. Este artigo foi desenvolvido para esclarecer, de forma simples e direta, o que é o CRV.
O que é CRV?
CRV significa Certificado de Registro de Veículo, e é um documento emitido pelo DETRAN. A emissão do CRV acontece no momento do primeiro emplacamento do veículo. Este certificado contém diversas informações sobre o veículo, incluindo:
- Marca
- Modelo
- Ano de fabricação
- Local de registro
- Placa do veículo
- Código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores)
- Número do chassi
O CRV pode indicar como proprietário tanto pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo nome, assinatura e endereço do proprietário atual. Além disso, ele também mantém registradas as informações do proprietário anterior.
Fonte: DETRAN-SP
Qual a diferença entre CRV e DUT?
Antes de 1985, existia o Documento Único de Transferência (DUT), que foi substituído pelo CRV após mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atualizado novamente em 1997. Algumas pessoas ainda se referem ao CRV como DUT, o que geralmente se deve a hábitos regionais.
Qual a diferença entre CRV e CRLV?
As siglas CRV e CRLV são frequentemente confundidas, mas suas funções são diferentes. A principal diferença prática é que o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento que você deve sempre portar quando estiver dirigindo o veículo. Em uma fiscalização, o agente de trânsito solicitará a apresentação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do CRLV, conhecido como licenciamento do veículo. Já o CRV deve ser guardado em casa em um local seguro, pois é necessário para a transferência de propriedade do veículo e é a única ocasião em que será solicitado.
Quando atualizar o CRV?
Você deve renovar o CRV quando ocorrer:
- Transferência de propriedade do veículo
- Mudança de município ou atualização de endereço do proprietário
- Alterações nas características do veículo, como mudança de cor ou combustível
- Mudança de categoria, como transformar um carro de passeio em carro de aluguel ou de aprendizagem (autoescola)
Como emitir o CRV?
Para emitir um novo CRV, é necessário comparecer ao DETRAN de sua cidade e solicitar a atualização do documento. Em algumas regiões, pode ser necessário agendar previamente a abertura do processo. Recomendamos que você se informe por telefone antes de comparecer. As exigências podem variar de acordo com o seu estado. Por isso, acesse o portal do DETRAN de sua localidade para garantir que você tenha todos os documentos necessários.
Fique Atento!
Embora o CRV seja muitas vezes comparado ao Documento de Identidade do veículo, é mais apropriado considerá-lo como a Certidão de Nascimento do veículo. Assim como você não carrega sua Certidão de Nascimento por aí, mas precisa dela para importantes transações, o mesmo ocorre com o CRV.
Se você está planejando comprar um veículo, conhecer seu histórico e situação legal é crucial. Para evitar problemas, utilize o Consulta Placa, que proporciona o máximo de informações para garantir uma compra segura. Com um preço justo, você evita dores de cabeça e prejuízos futuros.
Redes sociais: