Entenda o que é uma placa delete

Saiba se o uso do suporte de placa delete no carro pode resultar em multa

No mundo dos entusiastas automobilísticos, novas tendências e modas surgem constantemente. A mais recente “febre” é a conhecida placa delete, que busca aprimorar a estética do veículo. Mas, será que o uso desse dispositivo pode acarretar multa para o motorista?

O conceito de placa delete refere-se à fácil remoção das placas de identificação do carro, visando um visual mais “limpo” para fotografias. Isso é feito por meio de um suporte plástico especial, disponível em plataformas de venda, com preços em torno de R$ 200. Ao invés de ser fixada com parafusos, a placa é simplesmente encaixada no suporte.

Placa delete o que é?

Posso ser multado por usar placa delete?

Conforme a Resolução Contran nº 969, de 20 de junho de 2022, a Placa de Identificação de Veículos (PIV) deve ser fixada na posição original do veículo, tanto na parte traseira quanto na dianteira, de forma vertical, sem obstruções que comprometam sua visibilidade e legibilidade, além de ser fixada por pelo menos dois pontos designados para isso.

A resolução deixa claro que a placa de identificação deve estar sempre visível, mas não especifica o tipo de suporte necessário. Portanto, o motorista pode usar o suporte de placa delete, desde que as placas estejam devidamente fixadas ao veículo em movimento.

Placa delete dá multa infração?

Como a placa delete não é fixada diretamente com parafusos, existe o risco de a placa cair durante o movimento do veículo sem que o motorista perceba, especialmente ao passar por desníveis, buracos ou enchentes.

Ressalta-se que conduzir um veículo sem placa é uma infração gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Além disso, o veículo pode ser apreendido, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Existem, no entanto, algumas exceções que permitem a circulação sem placas.

Outro cuidado com o suporte de placa delete é seu uso na traseira com placas que não seguem o padrão Mercosul. Diferente do modelo atual, as placas traseiras do antigo padrão possuem um lacre que não pode ser removido, como estipulado pelo CTB.

Placa delete dá multa?

Como consultar e pagar débitos do veículo?

Além de evitar o uso da placa delete, motoristas que desejam manter a documentação do veículo e a CNH regular podem consultar os débitos veiculares com a Consulta Placa. No site ou aplicativo, é possível realizar uma consulta gratuita de débitos, como IPVA, licenciamento e multas, apenas usando a placa do veículo.

Em questão de segundos, é possível verificar os débitos pendentes e optar por pagar todos de uma vez ou parcialmente. E o melhor: na Consulta Placa, você pode efetuar o pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito! É rápido, fácil e seguro.

Imagens: Divulgação

Siga-nos nas redes sociais:

Artigo Anterior

Descubra a quantidade de antigos donos do seu carro!

Próximo Artigo

Cinco Automóveis que Você Pode Adquirir pelo Valor de um iPhone 14

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *