Entenda o Funcionamento do Airbag e Quando É Recomendado Desativá-lo
Desde o ano de 2014, todos os automóveis e veículos comerciais leves novos vendidos no Brasil são obrigados a possuir, ao menos, um sistema de airbag duplo frontal. Junto com o cinto de segurança, os airbags são elementos cruciais de segurança passiva nos veículos. No entanto, em certas situações, pode ser necessário desativar o airbag do lado do passageiro.
Antes de explicar o motivo da possível desativação do airbag do passageiro, é importante entender o que é um airbag. Trata-se de um dispositivo de segurança passiva que é acionado quando o veículo sofre um forte impacto. Diversos sensores são utilizados para calcular a desaceleração do veículo e determinar quais airbags serão ativados.
Os airbags frontais têm a função de impedir que os ocupantes dos assentos dianteiros colidam com o volante, painel ou para-brisa. Existem também os airbags laterais e de cortina, que protegem a cabeça e o tórax dos ocupantes de impactos contra as janelas laterais. Todos eles funcionam adequadamente apenas quando os ocupantes estão usando o cinto de segurança de forma correta e estão sentados corretamente no banco do veículo.
A ativação dos airbags é feita rapidamente pelos computadores do carro, garantindo que as bolsas de ar se abram antes que os ocupantes sejam lançados contra o painel ou vidros. Isso ocorre através de uma reação química que libera um gás, inflando o airbag em apenas 25 milésimos de segundo, tempo cerca de cinco vezes mais rápido que um piscar de olhos.
Quem Inventou o Airbag?
A primeira patente de airbag foi registrada pela Daimler, dona da marca Mercedes-Benz, em 23 de outubro de 1971. O desenvolvimento dessa tecnologia começou cinco anos antes, em 1966. Somente em 1981, o airbag frontal para motoristas foi incorporado a um veículo de produção em série, no Mercedes-Benz Classe S, geração W126.
A partir de 1992, o airbag frontal para passageiro, além do airbag de motorista, tornou-se padrão nos modelos Mercedes-Benz Classe S, SL 400 e 500 (modelo 124). A evolução da segurança passiva continuou com novos tipos de airbags, como o lateral (1995), o de cortina (1998), o lateral para cabeça e tórax (2001), o de joelhos (2009), o lateral para tórax/pélvis (2013) e a bolsa de ar integrada ao cinto de segurança (2013).
Em 2005, surgiu outra inovação com o sistema de abertura em dois estágios. Assim, o gerador de gás poderia inflar os airbags frontais em dois níveis, dependendo da gravidade do acidente. Nos últimos anos, novos tipos de airbags foram introduzidos, como o airbag central dianteiro e os frontais para os dois passageiros das extremidades do banco traseiro.
Por que Desativar o Airbag do Passageiro?
Apesar de os airbags serem essenciais para a segurança e para reduzir a gravidade de lesões em acidentes, alguns veículos permitem a desativação do airbag do passageiro em situações específicas. Mas qual seria essa situação?
O airbag frontal do passageiro pode ser desativado para transportar recém-nascidos no banco da frente usando o bebê-conforto. Embora o transporte de crianças no banco dianteiro só seja permitido para crianças acima de 10 anos com mais de 1,45 m de altura, há uma exceção no CTB: em picapes de cabine simples ou outros veículos com apenas bancos dianteiros, é permitido que crianças menores de 10 anos sejam transportadas na frente.
Como o bebê-conforto deve ser instalado de costas para o movimento do veículo, em um impacto que acione os airbags, a bolsa frontal pode empurrar o bebê-conforto violentamente contra o banco, resultando em ferimentos graves.
Como Desativar o Airbag do Passageiro?
Caso seu veículo se enquadre nas regras para transporte de crianças no banco da frente, é necessário desativar o airbag frontal ao usar um bebê-conforto. Consulte o manual do veículo para verificar se há uma chave de desativação do airbag disponível – em alguns carros, a desativação só é possível em concessionárias.
Nos veículos com chave de desativação, ela geralmente fica na lateral direita do painel, acessível apenas com o veículo parado e a porta dianteira direita aberta. Para desativar o airbag do passageiro, insira a chave, gire para a posição “airbag off”. Uma luz de alerta acenderá no painel do veículo indicando a desativação.
Após terminar o transporte com o bebê-conforto no banco da frente, o airbag deve ser reativado executando o procedimento inverso. Insira a chave no miolo e gire para a posição “airbag on”. A luz de alerta se apagará e o dispositivo do passageiro voltará a funcionar normalmente.
Vale frisar que o airbag é seguro para crianças que usem cadeirinhas ou assentos de elevação voltados para o sentido de movimento ou que precisem apenas do cinto de segurança do próprio veículo.
Agora que você entendeu o funcionamento do airbag e quando desativá-lo, explore outros conteúdos no Blog da Consulta Placa. Temos muitos artigos sobre manutenção automotiva, lançamentos, legislação de trânsito e muito mais. E se você deseja consultar débitos de veículos, pode contar com a Consulta Placa para pagar multas, IPVA e licenciamento em até 12x de maneira rápida, fácil e segura!
Fotos: Divulgação
Siga-nos nas redes sociais para mais informações: