Controle de Estabilidade: Item de Segurança Obrigatório nos Carros no Brasil a partir de 2024
Inúmeras tecnologias aplicadas aos veículos são essenciais para melhorar a segurança e a dirigibilidade. Entre elas, destaca-se o controle de estabilidade, um recurso que salva muitas vidas, ficando atrás apenas do cinto de segurança. Mas o que é exatamente o controle de estabilidade e como ele opera?
O controle de estabilidade é uma tecnologia eletrônica de segurança ativa que ajuda o motorista a manter o veículo na trajetória correta, evitando acidentes causados pela perda de controle da direção. Essa tecnologia é conhecida por várias siglas, dependendo do fabricante ou do sistema, sendo as mais comuns ESP, ESC, VSC e VSA.
Desenvolvida há 27 anos, a tecnologia do controle de estabilidade é uma evolução eletrônica que compartilha a central de comando com o sistema antitravamento dos freios (ABS) e também com o controle de tração. O sistema analisa diversas informações obtidas por sensores de velocidade das rodas, de ângulo do volante e giroscópios para determinar a necessidade de intervenção no controle do carro.
Se o controle de estabilidade detectar que o veículo está a uma velocidade superior à ideal durante uma mudança repentina de direção (por exemplo, ao desviar de um obstáculo), o sistema pode frear as rodas individualmente e reduzir a potência do motor. Para ter uma noção da rapidez do sistema, a análise dos dados captados pelos sensores do ESC ocorre 25 vezes por segundo.
Durante a intervenção eletrônica no controle do carro, o motorista pode perceber a atuação do controle de estabilidade através de uma luz-espia piscante, na cor amarela, exibindo um desenho de um veículo derrapando – saiba mais sobre o significado das luzes no painel.
Assim como o ABS, o sistema ESP é projetado para durar toda a vida útil do veículo. Para manter seu funcionamento correto, é fundamental realizar a manutenção do carro conforme os intervalos indicados no manual. Alterações no diâmetro das rodas e pneus ou trocas inadequadas dos rolamentos podem comprometer o funcionamento do controle de estabilidade.
Para verificar se o veículo possui controle de estabilidade, o motorista deve procurar a luz-espia correspondente no painel de instrumentos, o botão de desativação no console (não disponível em alguns modelos) ou a informação no manual do fabricante. Desde 2021, também é possível verificar na etiqueta de segurança veicular do modelo/versão.
Controle de Estabilidade: Obrigatório em 2024
A implementação do controle eletrônico de estabilidade tem se expandido nos últimos anos entre os veículos vendidos no Brasil devido à legislação. A resolução Contran 567/15 prevê sua adoção gradual em todos os modelos disponíveis no país. Desde janeiro de 2020, o controle de estabilidade é mandatório para todos os novos projetos de veículos (aqueles sem registro de homologação prévia pelo Denatran).
Para os modelos já existentes, a resolução estipulava a inclusão do sistema de segurança em todos os carros novos a partir de janeiro de 2022, mas a medida foi adiada em dois anos. Desta forma, o controle de estabilidade será obrigatório em todos os veículos leves importados ou produzidos no Brasil a partir de 2024. Antes disso, em 2023, pelo menos 50% da produção nacional deverá contar com o equipamento de fábrica.
Um estudo da Bosch indicou que, em 2019, o controle de estabilidade já estava presente em 44% dos carros de passeio vendidos no Brasil. Globalmente, o equipamento é item de série em 82% dos veículos novos. De acordo com uma pesquisa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com apoio do Latin NCAP, a adoção do ESC como item de fábrica pode prevenir até 16,1 mil mortes por ano no Brasil.
Agora que você entende o que é o controle de estabilidade e seu funcionamento, que tal explorar outros conteúdos automotivos no Blog da Consulta Placa? Encontre artigos sobre lançamentos, manutenção, legislação de trânsito, multas, entre outros. Caso precise consultar débitos de veículos, a Consulta Placa facilita o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x!
Imagens: Divulgação e Arquivo
Siga-nos nas redes sociais: