Entenda o que é e como opera o controle de estabilidade?

Controle de Estabilidade: Item de Segurança Obrigatório nos Carros no Brasil a partir de 2024

Inúmeras tecnologias aplicadas aos veículos são essenciais para melhorar a segurança e a dirigibilidade. Entre elas, destaca-se o controle de estabilidade, um recurso que salva muitas vidas, ficando atrás apenas do cinto de segurança. Mas o que é exatamente o controle de estabilidade e como ele opera?

O controle de estabilidade é uma tecnologia eletrônica de segurança ativa que ajuda o motorista a manter o veículo na trajetória correta, evitando acidentes causados pela perda de controle da direção. Essa tecnologia é conhecida por várias siglas, dependendo do fabricante ou do sistema, sendo as mais comuns ESP, ESC, VSC e VSA.

Luz de Aviso do Controle de Estabilidade

Desenvolvida há 27 anos, a tecnologia do controle de estabilidade é uma evolução eletrônica que compartilha a central de comando com o sistema antitravamento dos freios (ABS) e também com o controle de tração. O sistema analisa diversas informações obtidas por sensores de velocidade das rodas, de ângulo do volante e giroscópios para determinar a necessidade de intervenção no controle do carro.

Se o controle de estabilidade detectar que o veículo está a uma velocidade superior à ideal durante uma mudança repentina de direção (por exemplo, ao desviar de um obstáculo), o sistema pode frear as rodas individualmente e reduzir a potência do motor. Para ter uma noção da rapidez do sistema, a análise dos dados captados pelos sensores do ESC ocorre 25 vezes por segundo.

Durante a intervenção eletrônica no controle do carro, o motorista pode perceber a atuação do controle de estabilidade através de uma luz-espia piscante, na cor amarela, exibindo um desenho de um veículo derrapando – saiba mais sobre o significado das luzes no painel.

Funcionamento do Controle de Estabilidade

Assim como o ABS, o sistema ESP é projetado para durar toda a vida útil do veículo. Para manter seu funcionamento correto, é fundamental realizar a manutenção do carro conforme os intervalos indicados no manual. Alterações no diâmetro das rodas e pneus ou trocas inadequadas dos rolamentos podem comprometer o funcionamento do controle de estabilidade.

Para verificar se o veículo possui controle de estabilidade, o motorista deve procurar a luz-espia correspondente no painel de instrumentos, o botão de desativação no console (não disponível em alguns modelos) ou a informação no manual do fabricante. Desde 2021, também é possível verificar na etiqueta de segurança veicular do modelo/versão.

Controle de Estabilidade: Obrigatório em 2024

A implementação do controle eletrônico de estabilidade tem se expandido nos últimos anos entre os veículos vendidos no Brasil devido à legislação. A resolução Contran 567/15 prevê sua adoção gradual em todos os modelos disponíveis no país. Desde janeiro de 2020, o controle de estabilidade é mandatório para todos os novos projetos de veículos (aqueles sem registro de homologação prévia pelo Denatran).

Para os modelos já existentes, a resolução estipulava a inclusão do sistema de segurança em todos os carros novos a partir de janeiro de 2022, mas a medida foi adiada em dois anos. Desta forma, o controle de estabilidade será obrigatório em todos os veículos leves importados ou produzidos no Brasil a partir de 2024. Antes disso, em 2023, pelo menos 50% da produção nacional deverá contar com o equipamento de fábrica.

Botão de Desativação do Controle de Estabilidade

Um estudo da Bosch indicou que, em 2019, o controle de estabilidade já estava presente em 44% dos carros de passeio vendidos no Brasil. Globalmente, o equipamento é item de série em 82% dos veículos novos. De acordo com uma pesquisa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com apoio do Latin NCAP, a adoção do ESC como item de fábrica pode prevenir até 16,1 mil mortes por ano no Brasil.

Agora que você entende o que é o controle de estabilidade e seu funcionamento, que tal explorar outros conteúdos automotivos no Blog da Consulta Placa? Encontre artigos sobre lançamentos, manutenção, legislação de trânsito, multas, entre outros. Caso precise consultar débitos de veículos, a Consulta Placa facilita o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x!

Imagens: Divulgação e Arquivo

Siga-nos nas redes sociais:

Artigo Anterior

Projeto de lei sugere penalidades para passageiros de motoristas sob efeito de álcool

Próximo Artigo

Novo Polo 2023 virá com faróis full LED como padrão

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *