Ao refletir sobre o diesel, percebemos que muitos veículos utilizam esse combustível, mas é verdade que raramente encontramos motos movidas a diesel.
Se estiver pensando em adquirir uma moto usada, lembre-se de que na Consulta Placa você pode acessar o histórico completo apenas pela placa.
A pedido da OTAN, as motos a diesel apareceram na Europa. A empresa Lombardini foi pioneira, seguida por uma filial da Royal Enfield, que se destacou na fabricação desse modelo.
A razão principal para essas motos serem tão incomuns é que o diesel exige motores pesados, o que não se adequa ao design típico das motocicletas.
Além disso, os motores a diesel causam maior vibração, o que pode desestabilizar o veículo.
Outro ponto relevante é que os problemas de superaquecimento são mais frequentes em motores a diesel. Esses motores exigem veículos mais robustos, sendo utilizados principalmente em motos de grande porte, o que eleva o custo.
Finalmente, é importante destacar que no Brasil as motos com motores a diesel são proibidas desde os anos 70, quando houve a proibição de todos os veículos de passeio movidos a diesel.
Siga-nos nas redes sociais: