Entenda o Funcionamento do Motor Turbo e a Razão de Seu Maior Consumo de Óleo

Entenda o motor turbo e o consumo excessivo de óleo

Como o motor turbo opera e por que consome mais óleo

O motor turbo é uma das inovações geradas pelo expressivo avanço na engenharia mecânica. Você já ouviu falar do primeiro carro brasileiro equipado com esse tipo de motor? Acertou quem pensou no Uno Turbo. Este modelo, lançado em 1994, rapidamente conquistou o mercado, destacando-se entre os automóveis Fiat naquela época. Isso porque o motor turbo, assim como os carros acessíveis, era uma novidade que fascinava os consumidores.

Posteriormente, diversas montadoras apresentaram modelos com motor turbo, tornando-se uma característica comum em quase todas as linhas de veículos. Embora os carros turbo tendam a ser mais caros, não são exclusivos de automóveis de luxo. De fato, espera-se que, no futuro, essa tecnologia se torne padrão também em veículos de passeio comum.

Mesmo que adquirir um carro com motor turbo não esteja em seus planos imediatos, o fascínio pela tecnologia pode tornar este artigo uma leitura interessante. Com a popularização, as inovações tecnológicas tendem a se tornar mais acessíveis finanziariamente. Se você tem um carro turbo ou pretende adquirir, este material é para você. Continue a leitura para entender tudo sobre motores turbo, como eles funcionam, os tipos disponíveis no mercado e muito mais, incluindo dicas de manutenção.

Como Funciona um Motor Turbo

Desvendando o motor turbo

A essência de um motor normal está em usar ar, combustível em proporções adequadas e ignição por faísca. Porém, no motor turbo, isso se intensifica para melhorar a potência e reduzir poluentes. “A ideia é colocar mais ar e combustível no mesmo espaço, resultando em uma explosão mais potente e menos poluente”, explica o engenheiro Denis Marun.

A sobrealimentação no motor turbo é essencial. Existem duas variações principais: o turbocharger e a compressão mecânica. O turbocharger é um sistema simples e eficiente, composto por duas pequenas turbinas. Por outro lado, a compressão mecânica, menos comum, utiliza um compressor acionado por correia que comprime o ar, aumentando a pressão nos cilindros.

Qual a Função do Turbo

O turbocompressor recicla gases de escape para maximizar a potência do veículo e beneficiar o meio ambiente. Curiosamente, o motor turbo não adiciona peso significativo ao carro. Desenhados para serem mais robustos, esses motores melhoram a performance sem comprometer a resistência.

Tipos de Motores Turbo

Variedades de motores turbo

Alguns motores turbo têm o intercooler, um radiador que resfria o ar antes de entrar no motor, aumentando a potência e eficiência. Além disso, o sistema twin scroll otimiza o desempenho ao gerenciar os gases de escape em pares, incrementando a potência sem a necessidade de dois motores turbo. Popularmente chamado de “turbo de fluxo duplo” no Brasil, esta tecnologia aumenta a força e eficiência operacional.

Motor Aspirado X Motor Turbo

Comparando esses dois tipos de motores, vale notar que o motor aspirado, predominante nas ruas brasileiras, é mais econômico e fácil de montar e manter. Ao ser acionado, o motor aspirado suga o ar para misturar com o combustível. Sem compressores, ele é mais básico que o motor turbo. O motor turbo reduz emissões enquanto aumenta a eficiência, uma vantagem expressiva no cenário ambiental atual.

Eficiência do Motor Turbo

Eficiência do motor turbo

Equivalente ao um motor aspirado de 1.6 em termos de desempenho, um automóvel 1.0 turbo destaca-se pela eficiência em aceleração. O motor turbo consome mais óleo devido às altas temperaturas operacionais que demandam intensa lubrificação e resfriamento dos componentes internos.

Os 10 Carros Turbo Mais Econômicos

Os carros turbo mais econômicos

Segundo o INMETRO, entre os carros turbo mais eficientes, destacam-se:

  1. Volkswagen Up! TSI: 16,1 km/l
  2. Ford Fiesta 1.0 EcoBoost: 15,3 km/l
  3. Audi A1 Sportback 1.4: 15,2 km/l
  4. Hyundai HB20S Turbo: 15,2 km/l …

Turbo Elétrico: Introdução e Benefícios

Funcionamento do turbo elétrico

Os turbos elétricos facilitam o iniciante de condução, eliminando atrasos no funcionamento e melhorando a eficiência mesmo em baixos giros. Isso se traduz em uma otimização de 15% a 20%, conforme estudos.

Cuidados Com Carros Turbo

Determinados cuidados com o óleo do motor turbo são essenciais, com intervalos de troca rigorosos para evitar danos ao equipamento. Também se faz necessário optar por gasolina aditivada e seguir fielmente as orientações do manual do proprietário.

Cuidados Extras e Implicações de Custo

Considerações sobre manutenção e custo do motor turbo

Outros custos, como velas e tensores, podem ser mais altos, tornando a manutenção desses motores mais onerosa. Portanto, investigação meticulosa é recomendada antes de comprar um carro turbo usado.

Conclusão

Considerações finais sobre motores turbo

O cenário dos carros com motor turbo mudou ao longo das últimas décadas. Hoje, bem mais acessível e econômico, cresce em popularidade. Com uma gama variada disponível, escolher um modelo turbo pode ser a escolha certa.

Gostou destas informações sobre carros com motor turbo? Participe com um comentário e compartilhe!

Referências:

  1. G1, Oficina do G1
  2. Correio Braziliense
  3. Revista Autoesporte
  4. Quatro Rodas
  5. G1, Paraná

Siga-nos nas redes sociais para mais dicas:

Artigo Anterior

Carros híbridos: uma realidade no mercado do Brasil?

Próximo Artigo

Principais perguntas sobre o funcionamento do ar-condicionado em veículos automotivos

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *