Entenda o funcionamento do desconto em veículos para empresas com CNPJ!

Olá, motorista, tudo certo?

Se você tem uma empresa formalizada, seja MEI, ME ou de outro tipo, saiba que há ótimas oportunidades de desconto na compra de veículos pelo CNPJ. Os valores podem oscilar entre 2% e 30% do preço total do veículo. Interessante, não é mesmo?

Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental entender todos os detalhes desse assunto. Por isso, acompanhe conosco para saber tudo sobre descontos em veículos para CNPJ.

Como funciona o desconto em veículos para CNPJ?

A aquisição de veículos por meio do CNPJ pode resultar em significativas economias para o empreendedor, com reduções que vão de 2% a 30% do preço total do veículo.

Esses descontos se devem à isenção de impostos como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

A variação no desconto de 2% a 30% ocorre porque as fabricantes oferecem reduções relacionadas ao ICMS, que podem mudar conforme a marca, modelo e quantidade de veículos adquiridos pela empresa, especialmente em compras de frota.

Além disso, veículos utilizados para trabalho, como picapes e furgões, frequentemente têm um desconto mais atraente no ICMS.

É importante notar que nem todas as marcas divulgam publicamente suas tabelas de descontos. Assim, recomenda-se entrar em contato diretamente com as concessionárias para obter essas informações.

Qualquer tipo de empresa pode comprar carro com desconto?

Sim, motorista. Qualquer empresa devidamente formalizada e em dia com suas obrigações, ou seja, com CNPJ ativo, pode adquirir veículos com desconto.

Como comprar carro com desconto para CNPJ? Passo a passo

Para avançar na compra de um veículo pelo CNPJ, o empresário deve visitar a concessionária e apresentar o Contrato Social da empresa e a Inscrição Estadual vigente. Outros documentos também podem ser necessários.

Se todos os documentos exigidos estiverem em ordem, a compra do veículo poderá ser concretizada. Simples, não é?

O veículo ficará no nome da empresa

Um aspecto importante a ser considerado é que o veículo adquirido pelo CNPJ será registrado em nome da empresa. Caso os impostos do veículo não sejam pagos, a empresa pode enfrentar restrições, como recusas em futuros empréstimos.

A compra também está ligada às dívidas fiscais da empresa. Em situações de inadimplência, o veículo pode ser penhorado.

Posso financiar a compra de um carro pelo CNPJ?

Sim, é possível financiar a compra de automóveis pelo CNPJ da empresa. Vale a pena pesquisar em diversas instituições financeiras, incluindo o banco da concessionária ou aquele onde sua empresa tem conta, para encontrar as melhores condições.

As condições de financiamento para algumas marcas são similares às oferecidas a pessoas físicas. Portanto, verifique com o fabricante de sua escolha.

Lembre-se de que os descontos para compras com CNPJ aplicam-se apenas a veículos novos, ok?

Nas aquisições via CNPJ, o veículo é encomendado e faturado diretamente na fábrica, impossibilitando o desconto no ICMS para veículos usados.

Comprar ou alugar carro: o que vale mais a pena?

Quais as desvantagens de comprar carro pelo CNPJ?

O desconto na compra de veículos por CNPJ pode ser vantajoso, mas há algumas desvantagens em relação à compra como pessoa física.

Prazo de entrega do veículo

Uma desvantagem comum é o prazo de entrega. Como a compra é feita diretamente com a fábrica, sem intermediários, a entrega depende da demanda, capacidade, tempo de produção e disponibilidade em estoque da fabricante.

Portanto, é normal que a entrega demore mais do que aquisições via intermediários, como concessionárias ou garagens.

Tempo de garantia

Outro ponto a ser verificado é o tempo de garantia para veículos comprados pelo CNPJ. Como são veículos de uso empresarial, espera-se que rodem mais, o que pode acelerar o desgaste.

Assim, o tempo de garantia pode ser menor. É importante perguntar e, se necessário, negociar uma garantia estendida.

Prazo para revenda do veículo

O empresário interessado em comprar um veículo pelo CNPJ deve estar atento ao prazo para revenda. Segundo regras do Conselho Nacional de Política Fazendária, o veículo deve permanecer em nome da empresa por pelo menos 12 meses.

Se esse prazo for desrespeitado, a empresa terá que devolver a isenção do ICMS recebida na compra.

Simplifique sua vida com a Consulta Placa

Você sabia que a Consulta Placa facilita a consulta de IPVA, licenciamento do veículo, verificação de pontos na CNH e pagamento de multas parceladas em até 12x?

Não perca tempo, experimente o app da Consulta Placa e tenha o controle da sua vida como motorista na palma da mão!

Redes Sociais

Artigo Anterior

Toyota Yaris: Análises, Evolução dos Modelos, Preços e Outros Detalhes | 2018 a 2023

Próximo Artigo

Gasolina comum ou aditivada: qual opção compensa mais?

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *